Wellington Torres, de Foz do Iguaçu (PR)
wellington@ciasullieditores.com.br
Ao cumprir com a promessa de reforçar os debates sobre nutrição de suínos de forma interativa e mais acessível, Pork Nutrition Congress e Networking entrega diversidade no primeiro bloco do segundo dia de encontro. Evento híbrido ocorrerá até esta quinta-feira (22), presencialmente em Foz do Iguaçu (PR).
A programação foi iniciada com a palestra ‘Efeitos e aspectos práticos da maior produtividade de leitões’, apresentada pelo médico-veterinário, mestre em Nutrição de Monogástricos e CEO da Nutrimas S.A, Fernando Jorge Bartoli. Originalmente, abertura seria realizada pelo Doutor em Bioquímica Nutricional, John Francis Patiente que, por problemas de saúde, não pôde comparecer.
Durante a apresentação, Bartoli pontuou que as melhorias no desempenho reprodutivo aumentam a demanda da fêmea durante a gestação e lactação, por isso, a preparação daquelas em primeira gestação, com manejo alimentar correto, é determinante para o futuro produtivo das granjas.
“O manejo alimentar no período de gestação e pré-parto necessita estar focado em maximizar o consumo da ninhada ao que diz respeito à lactância”, afirmou, ao destacar que o consumo de nutrientes na maternidade determina no futuro de fêmeas hipertróficas.
Em seguida, o também médico-veterinário e Subgerente de Nutrição e Genética da Agrosuper, Wolgang Peralta falou sobre ‘Experiências nutricionais em diferentes sistemas de produção LATAM’, ao exemplificar o que é feito em sua gestão, no Chile.
Como detalhou Peralta, para melhorar a prolificidade nas granjas da Agrosuper, se fez necessário focar em aspectos essenciais, como a condição corporal ideal das matrizes, a frequência de recepção de animais importados – desde núcleo genético da empresa que fornece produtos de origem animal -, o gerenciamento da alimentação para maximizar o desempenho produtivo e o desenvolvimento de um programa gradual para reduzir o estresse térmico no verão.
Ao representar a pesquisa e a produção brasileiras, o Doutor em Bioclimatologia Animal e Nutrição de Suínos, Bruno Silva, levou ao palco do evento o tema ‘Imprinting sensoriais: vínculos para melhorar o desempenho das matrizes e suas progênies’.
“É expor a fêmea a um componente – palatabilizante, por exemplo – para depois fazer o mesmo com os leitões, criando um vínculo que, na hora do estresse e de grande desafio, se consiga amenizar transições, ofertando uma reposta mais rápida em termos de consumo”, explicou.
Ao encerrar o bloco, o Doutor em Ciência de Alimentos, Charles Stark, falou sobre ‘Manejos de qualidade em fábrica de rações: A experiência América’.
De acordo com ele, o tamanho da partícula e os resultados do PDI variam de acordo com o método usado pelo pesquisador ou laboratório, e “dietas peletizadas reduzem o desperdício de ração e melhoram o desempenho