Especialista global em nutrição, Rodrigo Lima é o novo contratado da Topigs Norsvin, empresa focada em genética suína. Ele se reportará ao diretor técnico, Marcos Lopes, e chega com vasta experiência e formação acadêmica robusta para enfrentar os desafios dessa nova posição.
Rodrigo é formado em zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde também concluiu mestrado, focando em crescimento e terminação de suínos, com especializações em aditivos de saúde intestinal e ractopamina. Além disso, ele finalizou um doutorado em nutrição de precisão de fêmeas suínas no início de 2024.
Anteriormente, na Cargill, Rodrigo trabalhou com contas no Brasil, lidando com os desafios do setor suinícola nacional, especialmente durante a crise econômica e com altos custos de produção. Na Topigs Norsvin, ele terá a missão de alinhar a nutrição ao potencial genético dos produtos da empresa. “A genética nos dá o potencial, e a nutrição, junto com outros manejos, dita quanto desse potencial podemos alcançar”, afirma Rodrigo.
Ele acredita que a integração entre genética e nutrição é vital para maximizar os resultados. “Hoje, nosso desafio é alinhar toda a nutrição ao potencial do material que temos no mercado, que já é consolidado, mas podemos melhorar ainda mais os resultados”, destaca.
Rodrigo aponta que a capacidade do Brasil de enfrentar grandes desafios econômicos e de custos, especialmente na suinocultura, é um diferencial no mercado internacional. Ele ressalta que a nutrição representa cerca de 70% do custo de produção de suínos, tornando o trabalho no Brasil ainda mais crucial para a rentabilidade dos produtores.
Com sua expertise, Rodrigo espera contribuir significativamente para a Topigs Norsvin, especialmente na área de nutrição de precisão, que estuda e identifica a quantidade exata de nutrientes para cada fase e categoria de animal. “A Topigs Norsvin é uma empresa aberta à inovação e tecnologia, e eu espero trazer cada vez mais conhecimento para alinhar a parte genética, reprodução e nutrição, visando sempre os melhores resultados possíveis”, conclui.
Fonte: Topigs Norsvin, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Reunião do G20 aprova medidas para impulsionar a pesca e aquicultura
Nova coluna na Revista FeedFood: Agro Inovação
Você comeria? Pesquisadores desenvolvem embutidos com carne de tilápia