in

Tejon será mediador de simpósio durante o Siavs

“Inovação – a disciplina da criação” reunirá mestres do setor

“Inovação – a disciplina da criação” reunirá mestres do setor

Não estamos mais na era de produtos, mas de processos. O Design Thinking representa a nova fórmula de empreender e de efetivar o empreendedorismo com velocidade. Darwin deixou claro que “não é o mais forte que supera, e sim, o inteligente. Isso significa capacidade de adaptação em velocidade”. Dessa forma, no futuro só existirão dois tipos de organizações: as velozes e as desaparecidas.

É desta forma que José Luiz Tejon, especialista em marketing do agronegócio, sintetiza o atual cenário. O assunto será amplamente debatido durante o Simpósio “Inovação — a disciplina da criação”, marcado para o dia 27 de agosto, das 14h às 17h, e que reunirá grandes profissionais do setor para abordar o futuro da produção de alimentos.

Tejon, que mediará os debates, destaca que as mentes consumidoras são impactadas por redes opinativas, os “influencers”. Além disso, reforça a mudança na tendência dos alimentos, a ascensão das pressões quanto à responsabilidade social, meio-ambiente e segurança alimentar — tudo disponível e fomentado na tela de qualquer celular. “A montagem do sucesso profissional e empresarial hoje exige a perspectiva de um ‘designer’”, complementa. Um estudo de caso apresentado no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, o “design da conversão”, será exibido como exemplo educativo no simpósio.

“A mentalidade da inovação é uma cultura, um espírito que permeia um determinado ambiente, exige um ecossistema. Mas, essa cultura precisa de um patrono. Um líder, que crie uma ambientação de líderes, consequentemente um processo de lideranças, com pressupostos inovadores. No entanto, inovação só existe e é coisa viva numa organização quando é percebida. Sem o reino das percepções, as realidades não eclodem”, explica Tejon.

Da mesma forma, ele prossegue, surge o desafio dos desafios: o complexo agroindustrial desde o consumidor, passando pelo varejo, food service, e serviços, adentrando pela agroindústria, logística, sistemas, e retornando as granjas, fazendas… Bebendo de novo na fonte de sua originação e a raiz desta. “Cuidado gigantesco para não sermos distraídos pelas partes dos processos. E, ao mesmo tempo, responsabilidade gigantesca em não deixar a menor partícula solta dentro do processo. Assim, o design se torna o fundamento da união entre engenharia, administração e arte”, finaliza.

Evento. Parte da programação do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), o Simpósio “Inovação — a disciplina da criação” recebe no dia 27 de agosto, a partir das 14h, grandes nomes do agronegócio para abordar o futuro da produção de alimentos. Estão confirmados José Luiz Tejon e Victor Megido, da Biomarketing; Claire Sarantopoulos e Luis Madi, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL); e Márcio Milan, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O encontro é realizado pela Revista feed&food junto à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA),   Phibro Animal Health, Biomarketing Publicidade e Consultoria e TCA Internacional.

Fonte: redação feed&food.

Exportação de aves e suínos deve ter alta significativa

Vetanco Brasil é recertificada na ISO 9001:2015