Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Projetos de apoio à política exportadora são selecionados 

Os interessados já podem se inscrever no edital junto ao MDIC
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

O edital de chamamento para as empresas que visam apoiar a Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) foi publicado nesta segunda-feira (04), pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que fará a seleção das propostas. Os interessados já podem se inscrever.

A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, explicou que a ideia do edital para sistematizar e ajudar a viabilizar as melhores propostas vem desde o lançamento da PNCE, em setembro, com a Secex recebendo declarações de organizações privadas interessadas em colaborar para o desenvolvimento de medidas que estimulem mais empresas, sobretudo as pequenas e médias, a alavancarem os negócios vendendo também ao mercado externo.

Segundo a Secex, o apoio aos projetos não envolverá desembolso ou a transferência de recursos públicos financeiros ou patrimoniais.

FOTO: REPRODUÇÃO
Edital de chamamento para as empresas que visam apoiar a PNCE foi publicado (FOTO: REPRODUÇÃO)

“O escopo possível para a colaboração é bastante amplo. Pode variar, por exemplo, sobre a construção ou fortalecimento de ferramentas digitais; treinamentos e capacitações; apoio a pesquisa de mercado e prospecção de novos compradores; compartilhamento de melhores práticas; mentorias e cooperação com empresas que já são exportadoras; entre outros temas”, destacou Prazeres.

As empresas quais as propostas forem selecionadas serão chamadas para celebrar um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério, acompanhado de um plano de trabalho, prevendo ações, estratégias de monitoramento, sistematização e avaliação com base em indicadores de resultados.

A possibilidade de enviar informações e sugestões para a PNCE já está disponível e pode ser realizada por qualquer pessoa pelo e-mail: pnce@economia.gov.br. O edital ficará aberto por tempo indeterminado e não impõe limite às linhas de atuação das propostas.

FOTO: REPRODUÇÃO
Possibilidade de enviar informações e sugestões para a PNCE já está disponível (FOTO: REPRODUÇÃO)

Fonte: MDIC, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária