EVENTOS

Conteúdo

Pork Nutrition inicia programação com análise setorial

feedfood

Wellington Torres, de Foz do Iguaçu (PR)

wellington@ciasullieditores.com.br

Com palestra apresentada pelo engenheiro agrônomo, doutor em economia aplicada e Diretor Executivo de Informações Agropecuárias da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Dr. Sérgio De Zen, Pork Nutrition: Congress & Networking iniciou edição de 2022. Evento híbrido ocorrerá até quinta-feira (22), em Foz do Iguaçu (PR), de forma presencial, com transmissão on-line.

O encontro, sem feira de negócios, foca na relação entre palestrantes e participantes e tem como objetivo debater sobre nutrição de forma acessível, possibilitando que todas as frentes do setor entendam o funcionamento e a importância da ação.

Para o Diretor e presidente da Tectron e do Pork Nutrition, Daniel Pigatto Monteiro, a iniciativa marca a retomada do encontro presencial em grande estilo, uma vez que a programação robusta representa a concretização de um grande trabalho em equipe.

“Nós optamos por um evento que não contém feira, sendo ele extremamente técnico, com palestras apresentadas por pesquisadores de renome internacional. É o caminho mais difícil, do qual você tem que buscar pela academia e por profissionais não vinculados, propriamente, às indústrias, para que possam oferecer conhecimentos e experiências de vida além do que estamos acostumados a ver e ouvir”, destacou Monteiro.

Segundo o profissional, o congresso também visa potencializar o aprendizado, reforçando o padrão de qualidade de uma nova forma de se fazer eventos técnicos no Brasil. “É um tipo de congresso que já existe ao redor do mundo, que foca estritamente em temas técnicos, atuais, necessários, vibrantes e polêmicos que estão fervendo no dia a dia naquela região, no nosso caso, na América Latina”, pontuou o Diretor.

Entre os demais palestrantes confirmados, estão o estadunidense Prof. Dr. John Francis Patience, zootecnista, Doutor em Bioquímica Nutricional pela Universidade de Cornell (Ithaca, Nova York), professor emérito de nutrição suína aplicada no Departamento de Ciência Animal da Iowa State University; o chileno Wolfgang Peralta, médico-veterinário pela Universidade do Chile, Subgerente de Nutrição e genética na empresa Agrosuper; o argentino Fernando Jorge Bartoli, médico-veterinário, mestre em Nutrição de Monogástricos pela UFV. CEO da Nutrimas S.A.; o espanhol Ioannes Mavromichalis, Nutricionista animal, Doutor em nutrição animal pela University of Illinois e outros mais.

O pior já passou?

Durante a palestra ‘Perspectivas econômicas da Suinocultura Moderna’, De Zen analisou o mercado produtor atual e desenhou um período mais positivista para o setor suinícola verde e amarelo após o enfrentamento de diferentes gargalos nos últimos dois anos.

De acordo com o doutor em economia aplicada, a crise na suinocultura está a caminho de acabar. “Vimos que o ajustamento internacional já veio. No fronte econômico, teremos uma despressurização das taxas de juros”, alertou.

De um olhar mais amplo e para chegar, de fato, neste cenário, o profissional ponderou a importância de um olhar ainda mais atento para a agricultura nacional, a qual exige prover segurança alimentar, biocombustíveis e fibras para o Brasil e para o mundo, com sustentabilidade.

No entanto, para que o setor cresça em um ritmo maior que a economia, é preciso atrair investimentos de outros setores da economia e capital internacional, questões que chamam maior atenção para os seguintes pontos: ‘Propriedade da Terra (conformidade legal) – Legislação nacional’, ‘Respeito ao Código Florestal’, “Tecnologia’ e “Informação’.

Após apresentação de Sérgio De Zen, palco do evento contou com o Pork Debate, ação composta por De Zen, Pigatto e Osler Desouzart.