in

PIB agro registra baixa de 0,15% em janeiro

Setor de insumos foi o único que apresentou alta neste mesmo período

Setor de insumos foi o único que apresentou alta neste mesmo período

O Produto Interno Bruto (PIB) agro apresentou uma queda de 0,15% em janeiro deste ano 2019. A baixa está ligada ao resultado negativo observado para o ramo pecuário, de 0,6%. Apenas os setor de insumos apresentou alta no período. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O crescimento do setor de insumos refletiu principalmente o comportamento da indústria de rações, favorecida pela elevação de preços. Apesar disso, o faturamento esperado para essa indústria segue pressionado pela menor produção, prejudicada, entre outros fatores, pelas restrições à importação do frango brasileiro.  

carne bovina_reproducao 2_1

No caso da agroindústria de base pecuária, a renda do segmento esperada para o ano tem sido pressionada pelo aumento previsto dos custos de produção (Foto: reprodução)

O setor primário registrou baixas que refletem o aumento esperado dos custos de produção, tanto no ramo agrícola, quanto no pecuário. O aumento nos preços do diesel e os maiores preços da ração e do milho na pecuária são alguns dos motivadores.

Em relação ao segmento de agrosserviços a pressão partiu do menor volume de produção esperado no elo industrial. O resultado negativo reflete principalmente um efeito preço, com o estreitamento das margens ao longo das cadeias mediante elevação dos custos de produção no segmento primário e industrial.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe Feed&Food.

Biocamp avalia positivamente participação no SBSA

MAPA faz levantamento sobre setor pesqueiro