in

PIB agro caiu 5,73% em SP no último ano

Setor pecuário apresentou uma retração de 5,97% no período

Setor pecuário apresentou uma retração de 5,97% no período

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio paulista apresentou uma baixa de 5,73% no último ano, de acordo com os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea. A retração, segundos os pesquisadores, está relacionada aos resultados negativos observados tanto no ramo agrícola, com 5,68% a menos, quanto no pecuário, com queda de 5,97%.

O setor agrícola se manteve predominante em São Paulo, com participação de 82%, enquanto o pecuário foi responsável por 18%. Apenas o segmento de insumos apresentou crescimento em 2018, de 7,7%. Os pesquisadores destacam que o segmento foi impulsionado sobretudo pelas atividades de fertilizantes, máquinas e equipamentos e de alimentação animal e sais minerais. Os demais apresentaram reduções: de 11% para o primário, de 5,6% para a agroindústria e de 6,3% para os agrosserviços. 

Entre os maiores faturamentos estiveram o milho e soja, que atuaram em direção contrária, limitando a retração do PIB em 2018. Já no ramo pecuário, a queda se deve aos preços baixos no segmento primário e na agroindústria, resultado sobretudo da demanda interna ainda enfraquecida em 2018. 

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.

Biocamp divulga “atitude pró” no Congresso de Ovos

Conbrasul Ovos define etapas para o evento