Patrocinado
AQUICULTURA

Conteúdo

Paraná ganha nova área de produção de tilápia

MPA concede área no Reservatório da Hidrelétrica de Capivara para atividade
feedfood

Por meio do contrato de cessão de uso nº 65/2023, publicado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), uma área aquática localizada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Capivara, no município de Alvorada do Sul (PR), está concedida para produção de tilápia.

O contrato foi firmado entre a União e Maciel Leal Pereira, um empreendedor dedicado à aquicultura. A área cedida abrange 2,84 hectares, com estimativa de 495,72 toneladas de pescado produzido por ano. 

A vigência inicial do contrato é de 20 anos, com a possibilidade de renovação por mais 20 anos. Esta única fazenda vai gerar 30 empregos diretos e indiretos.

De acordo com o ministério, a iniciativa promove o desenvolvimento da aquicultura no Brasil, especialmente na região do Paraná, que é o maior Estado produtor de tilápia, com mais de 34% do volume total do País. 

Somente em 2022, o Estado produziu 187 mil toneladas de tilápia, o que corresponde a um aumento de 3,2% em relação a 2021, quando foram produzidas 181 mil toneladas.

O programa de cessão das águas da União funciona em regime de concessão à iniciativa privada. O governo federal permite que o empreendedor monte os tanques-rede em área determinada, e a concessão só pode ser feita nas águas federais: no litoral, nos reservatórios de usinas hidrelétricas ou nos rios transnacionais (aqueles que cruzam mais de um Estado da federação). 

A usina hidrelétrica foi inaugurada em 1975. É uma das mais antigas do Brasil e faz parte do complexo de usinas do Rio Paranapanema, que contribui significativamente para a geração de energia elétrica no País. Além disso, também se destaca por seu entorno aquático, favorável à aquicultura.

Fonte: MPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Brasil eleva em 381,6% as exportações de ovos em agosto

Embrapa lança ferramenta que antecipa ciclo reprodutivo de fêmeas de corte

Brasil foi eleito sede do Secretariado Mundial da Raça Angus