in

Ministra da Agricultura participa de reunião do G20

Encontro, na Itália, tem como foco sustentabilidade dos sistemas agrícolas e alimentares

Em passagem por Florença, na Itália, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, participa da Reunião de Ministros da Agricultura do G20. Encontro tem como foco a sustentabilidade dos sistemas agrícolas e alimentares e contou com a participação de Países Convidados e líderes das principais Organizações Internacionais envolvidas no setor.

De acordo com a Pasta, a ministra, na manhã desta quinta-feira (16), se encontrou com o Secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack. Durante a reunião bilateral, profissionais trataram de temas ligados à agricultura sustentável, além de ações conjuntas de defesa sanitária para barrar o avanço da Peste Suína Africana nas Américas.

“Brasil e EUA trabalharão juntos para produzir mais alimentos, respeitando o meio ambiente. Com tecnologia, levaremos a agricultura de baixo carbono a todos os produtores, inclusive os familiares”, declarou Tereza Cristina.

Ainda neste dia, a respresentante brasileira participará do Open Forum em Agricultura Sustentável, que reúne representantes de países membros e não membros, organizações internacionais, setor privado e sociedade civil para compartilhar ideias que visem atingir o desenvolvimento sustentável nos aspectos econômico, social e ambiental.

Agenda

Para os próximos dias de viagem, a ministra participará, na sexta-feira (17), de sessão com o tema “Pesquisa como força motriz da sustentabilidade”. No sábado, irá debater com seus pares a Contribuição do G20 para a próxima Cúpula dos Sistemas Alimentares (Food Systems Summit) e para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26). “Também estão previstas reuniões bilaterais para debater temas de interesse da agricultura brasileira”, afirma a Pasta.

Vale ressaltar que, os membros do G20 são: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e a União Europeia. A Espanha é convidada permanente. Os membros do G20 respondem por mais de 80% do PIB mundial, 75% do comércio global e 60% da população do planeta.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Rodada de Negócios aproximará empresas brasileiras de russas

Gerência e planejamento devem estar no radar do agrônomo

ABPA rebate fala de ministro francês sobre carne de frango

Embrapa debate viabilidade de ILPF em propriedades leiteiras

BRF oferece vagas de emprego em Goiás