in

MAPA e Embrapa assinam acordo com Japão

Ação tem como foco o desenvolvimento da agricultura digital e de precisão no Brasil

ACORDO MAPA JAPAO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o governo japonês, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), assinaram os documentos base do projeto “Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro”. A parceria foi firmada, na última sexta-feira (06), para iniciar o projeto de cooperação internacional entre Brasil e Japão, visando o desenvolvimento da agricultura digital e de precisão no Brasil.

O projeto promoverá o desenvolvimento de tecnologias agroindustriais sustentáveis, melhorará a produtividade e a sustentabilidade ambiental, e a rentabilidade do setor agrícola por meio da colaboração público-privada entre o Japão e o Brasil. E apoiará também o estabelecimento de uma plataforma de dados digitais da agropecuária.

Além de apoio ao ecossistema de inovação agropecuária no País, o projeto tem como principal componente o desenvolvimento de uma plataforma de dados da agropecuária brasileira para disseminação de tecnologias e informações. E também a execução de três projetos piloto nas cadeias produtivas de pecuária de corte, grãos e sistemas agroflorestais.

“O Japão é um parceiro de longa data da agricultura brasileira, pois foi um dos principais parceiros nos projetos da década de 1970 que contribuíram para o desenvolvimento do agro brasileiro. Desta feita, o projeto visa somar a experiência e dimensão da agropecuária brasileira de um lado, com a experiência do Japão no tocante às tecnologias de ponta na área digital”, destaca o coordenador-Geral de Inovação Aberta do MAPA, Daniel Trento.

O início das primeiras ações do projeto está previsto para o segundo semestre de 2022.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

CDIAL Halal e comitiva visitam Jordânia, Egito e Marrocos

Avicultores devem estar atentos à manutenção de demanda