Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Liderança feminina ganha novos contornos dentro do agronegócio

feedfood

Em contínuo desenvolvimento, agronegócio brasileiro segue redesenhando suas lideranças, principalmente no que diz respeito a participação feminina dentro do setor.

Segundo estudos, como o realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em conjunto com a Embrapa e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres administram mais de 30 milhões de hectares – equivalente a 8,4% das áreas rurais do País. Ao todo, como também destaca o Sebrae, 1 milhão de mulheres comandam propriedades rurais.

A crescente participação reflete em ações, como o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). A última edição do evento, realizada em 2022, bateu recorde de público com mais de 2,5 mil congressistas. A edição de 2023 tem data marcada para os dias 25 e 26 de outubro.

O estudo de perfil, realizado após o evento, mostrou que os três Estados com maior presença feminina foram São Paulo, Mato Grosso e Paraná. Os setores de atuação mais presentes foram soja, carne, milho, leite, hortifruti, cana, café, algodão e arroz. Entre os principais cargos, se destacaram proprietárias, gerentes e diretoras.

Para a diretora executiva da ABAG e membro do conselho de conteúdo do 8º CNMA, Gislaine Balbinot, dentro dos centros urbanos “as mulheres têm atuado no agro de forma direta ou indireta, como gestoras, consultoras e diretoras”. “Dentro da porteira, fazem a gestão das propriedades, lideram os negócios, além de muitas que se especializam e prestam serviços dentro das fazendas, como agrônomas, veterinárias, microbiologistas, entre outros. Então, temos as mulheres presentes em todas as cadeias produtivas do setor”, comemora a profissional.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food.

LEIA TAMBÉM:

Projeto piloto visa conservação de grandes felinos e proteção de rebanhos bovinos

Produção sem antibióticos: o que extrair do exemplo europeu?

Caso de ‘vaca louca’ não afeta mercado de consumo

Patrocinado
Patrocinado