in

Jordânia visa reforçar intercâmbio comercial com Brasil

Encontro entre países tem como foco debate sobre fertilizantes

JORDANIA BRASIL

A fim de reforçar relação, Jordânia e Brasil debatem intercâmbio comercial com foco em fertilizantes. Encontro, que ocorreu neste domingo (08), faz parte de uma missão oficial do governo brasileiro.

 Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o governo brasileiro se reuniu em Amã, com o ministro da Indústria, Comércio e Abastecimento, Yousef Mahsmoud Al-Shamali, e com o ministro da Agricultura, Khaled Hnaifat, e em ambas as agendas foram apresentadas as estratégias brasileiras de diversificação de fornecedores de fertilizantes para o Brasil e o potencial da Jordânia em oferecer uma parcela significativa da demanda nacional de defensivos à base de potássio e fósforo.

“Abordamos aspectos de colaboração entre os dois países na busca pela segurança alimentar, principalmente quando mantemos as ofertas de fertilizantes para garantir a produção de alimentos do Brasil. Então, Brasil e Jordânia são parceiros na sustentação da segurança alimentar”, destacou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes.

O ministro da indústria da Jordânia destacou que o intercâmbio comercial entre os dois países está em US$ 420 milhões, mas a balança é mais favorável ao Brasil, com a forte participação da proteína animal. O Ministério da Agricultura da Jordânia garantiu que os procedimentos de importação serão prioritários para incrementar o comércio.

Os dois países também demonstraram interesse em retomar as discussões sobre os acordos de livre comércio, paralisados desde 2010. Também foram estreitados os laços entre as instituições de pesquisa agropecuária dos dois países visando troca de experiências na agricultura do semiárido.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

tecnologia rural

Poder da ciência será destaque durante Alltech ONE Conference

Mérito de Pesquisa Aplicável ABPA encerrará inscrições