O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, completou no dia 15 de julho os seus 119 anos de contribuições para o avanço da agropecuária.
O instituto pioneiro no desenvolvimento de pesquisas na área de produção animal, celebrou a história centenária no dia 13 de julho, na sede do IZ em Nova Odessa, com um evento gratuito e aberto ao público com diversas atrações.
“Visamos melhorar a qualidade e diminuir os custos da produção de produtos de origem animal, em sistemas ambientalmente adequados e promovendo o bem estar animal, tendo como foco aumentar a acessibilidade destes produtos pela sociedade”, relatou o diretor geral do IZ, Enilson Ribeiro.
O IZ realiza pesquisas com soja, milho, sorgo, pastagens e leguminosas para aprimorar a produção de alimentos destinados aos animais, além de investigações voltadas para o aumento da produtividade animal.
“Por outro lado, temos pesquisas que contribuem para o tratamento de dejetos e para diminuição da emissão de gases poluentes, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas”, avaliou Enilson.
O instituto enfrenta um novo desafio com suínos geneticamente modificados para transplantes de órgãos, um projeto que promete potencialmente reduzir as listas de espera por transplantes no futuro.
O diretor geral do IZ, ainda frisa ao concluir que é gratificante para a equipe utilizar os conhecimentos de produção animal para criar suínos que possam servir como doadores de órgãos.
Fonte: Instituto de Zootecnia, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Indústria de alimentos brasileira será beneficiada com investimento bilionário
Como a pecuária de corte busca manter posição de destaque mundial
ABCS apresenta visão futura para a suinocultura brasileira no Siavs 2024