Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
EVENTOS

Conteúdo

ICFC reforça parceria entre Brasil e Portugal  

Evento é dedicado aos desafios causados por contaminantes químicos na saúde humana e na sustentabilidade dos sistemas alimentares 
feedfood

Wellington Torres, da redação  

wellington@ciasullieditores.com.br 

Dedicada aos desafios futuros em áreas estratégicas que envolvem a avaliação da exposição por contaminantes químicos e os impactos na saúde humana e na sustentabilidade dos sistemas alimentares, a 5ª edição da International Conference on Food Contaminants (ICFC) terá como palco o Brasil.  

A ​iniciativa​, do Departamento de Alimentos e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, de Lisboa, Portugal, ocorre a cada ​dois​ anos, desde a sua primeira edição em 2015​,​ e será realizada em Campinas, no interior do Estado de São Paulo, durante os dias 04, 05 e 06 de setembro.  

O encontro, pela primeira vez fora do país de origem, como explica o professor e pesquisador Carlos Augusto Fernandes de Oliveira, conta com colaboração da Faculdade de Zootecnia e Engenharia Alimentar da Universidade de São Paulo (FZEA/ USP), da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

“A ​conferência será realizada pela primeira vez fora de Portugal, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na forma híbrida (presencial e on-line), com a finalidade de ampliar o escopo deste evento internacional e contribuir para incrementar as cooperações científicas na área entre Portugal e Brasil”, destaca Carlos Augusto.  

Como prova dessa relação entre os países, os temas e os palestrantes convidados foram definidos, segundo o professor, em função do escopo do evento e da inserção internacional dos pesquisadores com base em seus currículos.  

“Há palestrantes convidados da França, Espanha, Portugal, Itália, Holanda e Bélgica, além do Brasil. O encontro possibilitará, portanto, uma oportunidade única para compartilhar diferentes visões e experiências sobre riscos à saúde decorrentes da exposição a contaminantes químicos, bem como suas interrelações com a sustentabilidade dos sistemas alimentares”, comemora Carlos Augusto.  

E, além da abordagem multi e interdisciplinar dos temas tratados, como “Entendendo a contaminação por fungos na cadeia alimentar no Brasil: desafios e oportunidades”, “Esforços em curso na caracterização da intoxicação por peixes Ciguatera como um risco emergente em várias zonas costeiras da costa atlântica europeia” e “Circularidade Ambiental: Agricultura, Gestão de Resíduos, Insetos”, a edição se diferencia, como pontua o professor Associado da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP), Prof. Dr. Carlos Humberto Corassin, pela possibilidade de, também, “conhecer as realidades de diferentes países, sobretudo da Europa e da América Latina, acerca dos contaminantes químicos em alimentos”.  

Para isso, a edição também contou com o recebimento de resumos, com prazo para submissão de 26 de junho.  Além da publicação do “Book of Abstracts” do evento, os autores dos melhores conteúdos serão convidados a submeter seus trabalhos para publicação na revista Food Research International (IF = 7.4), no Special Issue “Chemical Contaminants in Foods: Exposure Assessment, Health Impact & Sustainability of Food Systems“.

​​Outro ponto de grande destaque do projeto é a aproximação com as pessoas de fora dos setores acadêmico e produtivo. Sobre essa perspectiva,​ conta Humberto,​ “a atração de pessoas de fora do ambiente acadêmico e científico está prevista na idealização do evento, principalmente de empresas privadas”. ​​​ 

“Entre as iniciativas neste sentido, foi convidada a Dra. Fernanda Martins (Diet & Health Manager for Latin America, Unilever) para apresentar uma palestra sobre processamento de alimentos, saúde pública e a sustentabilidade dos sistemas alimentares”, ​complementa​. 

As inscrições presenciais para 5ª edição da International Conference on Food Contaminants (ICFC) podem ser realizadas até o dia 15 de agosto; e, ​de forma​ on-line, até o dia 01 de setembro, como mostra o site oficial do evento.  

LEIA TAMBÉM:

A inteligência artificial já chegou no cooperativismo

São Paulo confirma dois novos casos de influenza aviária

15º SBSS anuncia programação científica

Patrocinado
Patrocinado