in

Evento de avicultura aborda melhorias no aspecto sanitário

Simpósio FACTA de vacinas autógenas em saúde animal ocorrerá no dia 15 de setembro, de forma on-line

avicultura
foto: reprodução

De forma on-line, Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícola (FACTA) promoverá o ‘Simpósio FACTA de vacinas autógenas em saúde animal’. O encontro tem data marcada para o dia 15 de dezembro.

Como explica a FACTA, as vacinas autógenas, chamadas ‘auto vacinas’, são produzidas com antígenos inativados, sem risco de disseminar qualquer tipo de patógeno ao plantel. “No Brasil elas já são utilizadas em suínos e em peixes, mais especificamente na produção de tilápias, porém, em avicultura ainda não”, relata o Coordenador do Simpósio, Paulo Martins.

Segundo o profissional, “este é um dos motivos pelo qual este evento irá traçar um paralelo junto aos sistemas de produção destas duas outras espécies, promover uma ampla troca de informações, entender melhor como as auto vacinas funcionam e como a avicultura pode se beneficiar”.

A tendência caminha de encontro ao processo de redução do uso de antimicrobianos de forma profilática, devido a forte pressão dos organismos internacionais e dos consumidores. “Vamos trazer representantes do Ministério da Agricultura, inclusive para falar sobre a legislação atual para produção, comercialização e aplicação de vacinas autógenas e também para ouvir sugestões dos participantes”, afirma Martins.

 As palestras também abordarão temas ligados ao desenvolvimento da imunidade, como estímulo do sistema imunológico, ativação de mecanismos e a importância da transferência de anticorpos à progênie.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food. 

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

Exportação de carne suína apresenta queda de 12,4%

tilapia

Demanda em queda interfere no valor da tilápia