in

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro

Iniciativa idealizada pela Bayer e pela Abag, é destinada às mulheres que se destacam na gestão

premio ok

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Mulheres do Agro, que valoriza práticas de gestão inovadoras e sustentáveis de produtoras rurais e pecuaristas brasileiras. A iniciativa, idealizada pela Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), é destinada às mulheres que se destacam à frente da gestão de propriedades agrícolas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, e tem o objetivo de reconhecer e dar voz à atuação feminina no agronegócio.

Desde que o Prêmio Mulheres do Agro foi criado, em 2018, aproximadamente 700 mulheres se inscreveram na iniciativa, que reconheceu o trabalho de 36 agricultoras e pecuaristas de várias regiões do Brasil. “Há cinco anos, histórias de impacto e força, com foco em sustentabilidade e inovação, tomaram conta do meio rural e deram visibilidade ao papel feminino no agro. É possível notar uma alta no interesse das produtoras rurais em serem reconhecidas e em valorizar seu protagonismo no setor: entre a primeira edição e a de 2021, houve uma alta de 83% no número de mulheres inscritas. Nesta edição, que retoma o formato de premiação presencial, teremos mais uma oportunidade de amplificar este trabalho liderado pelas produtoras rurais”, reforça a Especialista de Comunicação Corporativa da Bayer Brasil, Isabela Fagundes.

Para a edição deste ano, o Prêmio Mulheres do Agro traz uma novidade, o formulário de indicação. Além da página de inscrições, a iniciativa disponibiliza um espaço que permite que qualquer pessoa entre no site e indique uma mulher que tenha um potencial para se inscrever na premiação. Será necessário apenas fornecer informações básicas no momento da indicação, como nome, e-mail e telefone da produtora rural. A Bayer e a Abag entrarão em contato com as indicadas para comunicá-las sobre a premiação, incentivá-las a seguir com a inscrição e, caso haja interesse, as auxiliarão no andamento do processo.

“Esta foi uma alternativa que encontramos para expandir nossa rede. O potencial das mulheres no agronegócio é gigante e elas fazem a diferença no setor, mas muitas vezes não reconhecem isso”, conta Isabela Fagundes. “Temos diversos relatos de vencedoras das edições anteriores contando que se não fosse pelo apoio de amigas, elas não teriam reconhecido o impacto das práticas inovadoras e sustentáveis implementadas nas suas propriedades e se inscrito no prêmio. Com este formulário temos a capacidade de atingir mais mulheres. Com esta união, estamos ganhando força a cada ano”, conclui.

O tema da premiação é gestão inovadora e reconhecerá iniciativas para boas práticas agropecuárias e gestão sustentável, com foco nos pilares econômico, social e ambiental como: uso racional de recursos naturais, aumento da eficiência da produção com gestão inovadora, projetos que permitam o desenvolvimento social da comunidade ou de colaboradores da propriedade, bem-estar animal e valorização do capital humano. Serão premiadas as candidatas que ficarem nas três primeiras colocações das categorias pequena, média e grande propriedade, o que significa um total de nove finalistas.

Para se inscrever ou indicar uma produtora rural, basta acessar o site até o dia 19 de agosto. As vencedoras serão reveladas durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será realizado entre 26 e 27 de outubro, em São Paulo.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

unnamed 1

Organização confirma data da 22ª edição do Agroleite

geada

Geada pode impactar a produção de milho segunda safra