MERCADO

Conteúdo

Empresas de proteína animal aderem ao COBEA

Coalisão foi criada pela Produtor do Bem com o intuito de acelerar o progresso no bem-estar animal por meio da colaboração entre os principais atores da cadeia produtiva
feedfood

Sete empresas do setor de proteína animal brasileiro aderiram à Colaboração Brasileira de Bem-estar Animal (COBEA), uma coalizão inédita focada em promover o bem-estar animal no sul global. Entre os novos membros estão o Grupo IMC, Special Dog Company, Minerva Foods, JBS Brasil, Planalto Ovos, Mantiqueira do Brasil e Danone Brasil. A COBEA foi criada pela Produtor do Bem com o intuito de acelerar o progresso no bem-estar animal por meio da colaboração entre os principais atores da cadeia produtiva.

Além do setor alimentício, a coalizão também busca envolver representantes do setor de pet food, reforçando a colaboração entre esses mercados. João Paulo Camarinha Figueira, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company, foi nomeado o primeiro presidente da COBEA. Ele destacou que o objetivo da coalizão é garantir o bem-estar de diversas espécies de animais, somando as experiências das empresas participantes para alcançar resultados mais rápidos e consistentes.

O diretor da Planalto Ovos, Daniel Mohallem, destacou que a adesão à COBEA permite aprimorar práticas de bem-estar animal e promover representatividade junto a entidades do setor. Segundo ele, a cooperação entre empresas e o compartilhamento de boas práticas são fundamentais para melhorar o nível de bem-estar animal e aumentar a conscientização dos consumidores, além de fortalecer a transparência nas informações do setor produtivo.

João Paulo Camarinha Figueira, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company e presidente da COBEA (Foto: Divulgação)

A COBEA surgiu de discussões iniciadas em 2023 no simpósio anual da Produtor do Bem, onde ficou evidente a necessidade de um diálogo mais profundo sobre o bem-estar animal. Segundo Elisa Tjarnstrom, diretora-executiva da COBEA, a solução para questões de bem-estar e sustentabilidade exige colaboração entre todos os elos da cadeia produtiva. José Ciocca, diretor-executivo da Produtor do Bem, reforçou a necessidade de ferramentas adicionais além da certificação, e Leonardo Vega, cofundador da entidade, destacou o compromisso da indústria brasileira com a sustentabilidade em nível global.

Fonte: Produtor do Bem, editado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Marketing do agro fortalece marcas e divulga novas tecnologias

MaxxiOvos apresenta linha de produtos para setor FOOD

Oportunidade para vistoriador de embarcações de pesca