in

Embrapa organiza evento sobre Agricultura Digital

Ação está agendada para o dia 25, a partir das 9h, transmitida através do canal de YouTube

Reprodução

Na próxima quinta-feira, 25, será realizado um evento online com lançamentos e apresentação de iniciativas de fomento à inovação para a transformação digital no campo. A empresa Embrapa Agricultura Digital de Campinas-SP é a organizadora da reunião que está agendada para iniciar a partir de 9h. A programação também conta com webinar que vai acordar soluções geradas em parceria com o setor produtivo utilizando, por exemplo, tecnologias como blockchain e a Plataforma AgroAPI.

O evento “Embrapa na Era da Agricultura Digital” será transmitido no canal do YouTube e contará com a presença de representantes da diretoria-executiva da Embrapa e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de Ciência, Tecnologia e Inovações, além de autoridades do Estado de São Paulo.

Neste mês de novembro, o centro de pesquisa completa 36 anos de fundação, no mesmo período que também marca a alteração do seu nome síntese para Embrapa Agricultura Digital. A chefe-geral, Silvia Massruhá, ressalta que “este evento é mais uma oportunidade para reforçarmos o reposicionamento da Unidade, alinhado ao contexto atual de transformação digital na agropecuária, que é seu foco de atuação”.

Vale ressaltar que durante a reunião, acontecerá o lançamento do estudo que visa subsidiar a criação do corredor tecnológico de São Paulo, formado pelo eixo que liga os municípios de Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto. A pesquisa apresenta um mapeamento e diagnóstico do ecossistema de inovação agropecuária na região e deverá servir de insumo para a construção compartilhada de estratégias de governança e desenvolvimento.

O evento terá ainda a apresentação da vertente agro da Rede GO FAIR Brasil, uma iniciativa internacional que tem como missão promover o compartilhamento e a gestão de dados de pesquisa apoiados nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis). A implementação da Rede GO-FAIR Agro Brasil será liderada pela Embrapa em conjunto com universidades e instituições de pesquisa ligadas às ciências agrárias. Entre os principais objetivos, está incentivar pesquisas sobre repositórios, padrões, metodologias e políticas de acesso a dados.

Outras novidades

Além disso, a nova infraestrutura de data center instalada na Embrapa Agricultura Digital também será apresentada no evento do dia 25. Com o intuito de atender projetos de pesquisa de outras Unidades da Embrapa, bem como, beneficiar programas nacionais como o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e o TerraClass Amazônia e Cerrado. Também será inaugurado, o espaço Coworking da Embrapa Agricultura Digital, um ambiente planejado para o trabalho cooperativo e de cocriação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com empresas e instituições parceiras.Saiba mais, clicando aqui.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo

Médico veterinário alerta sobre mastites

Palestra da JINC aborda carne cultivada

China libera desembarque de carne bovina brasileira

Setores produtivos comemoram ‘Desoneração da Folha na CCJ’