A fim de auxiliar a Secretaria de Saúde de Fortaleza no combate à Covid-19, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) empresta ultrafreezers. Os dois equipamentos possuem capacidade de conservação a uma temperatura de 80 graus negativos e servirão para armazenar doses de vacina.
De acordo com a Empresa, com o auxílio, “o município está preparado para receber a remessa de 45 mil doses de vacina da Pfizer, que deve chegar nos próximos dias”. “Estima-se que os dois equipamentos possam conservar até 200 mil doses”, ressalta.
A coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Nivia Tavares Pessoa de Souza, contou à Embrapa que, mesmo que o município de Fortaleza disponha de duas câmaras frias, com capacidade de 2 a 8 graus, ainda se fazia necessário ultrafreezers. O processo para aquisição do equipamento, que é importado e produzido sob demanda, foi iniciado em novembro de 2020.
Para seguir os prazos de vacinação, visto o empecilho, a instituição conseguiu desburocratizar o processo de empréstimo para que os equipamentos fossem entregues e instalados o mais rápido possível, como explica o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra. “As unidades da Embrapa em todo o País têm colaborado com o enfrentamento da pandemia. É importante que toda a sociedade se mobilize para vacinar a população”.
Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
“Como camaleão”, zootecnista se adapta às necessidades da cadeia de proteína animal
Ourofino abre inscrições para programa de estágio
SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa