in

Egito visa ampliar parceria para melhoramento genético

Brasil e Egito irão cooperar para melhoramento genético de gado bovino

Brasil e Egito irão cooperar para melhoramento genético de gado bovino

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, esteve presente em uma reunião com autoridades do Egito, no dia 14, para tratar de parcerias comerciais entre os dois países. No encontro, ficou acertado que Brasil e País farão uma cooperação técnica para melhoramento genético de gado bovino.

De acordo com a ministra, a reunião com o diretor de produção animal da Organização Nacional de projetos de Serviços, o general Fayez Abaza, foi repleta de ótimas notícias, como a abertura de mercado e o reconhecimento dos produtos brasileiros.

Com intenção de criar uma fazenda modelo, uma missão egípcia virá ao Brasil para conhecer experiências da Embrapa e do setor privado. Além disso, o general quer expandir o comércio com o Brasil comprando mais milho, farelo de soja, alfafa, e gado em pé, além de caprinos. “Esperamos uma relação mais profunda e verdadeira com o Brasil no que se trata dos produtos agropecuários. Espero que a relação seja expandida para outras áreas”, destacou o egípcio. 

Para o secretário geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, a reunião foi de extrema importância para o governo egípcio. “Tratou-se de algumas novas parcerias que não estavam sendo conversadas antes. Isso também demonstra que o Egito está começando a olhar para o Brasil como um parceiro estratégico, não apenas nas exportações e importações, mas para fortalecer os investimentos e considerar o Brasil como um país de base para novos projetos”, disse. 

Nas negociações, o Brasil pediu apoio para redução de tarifas consulares cobradas pelas repartições egípcias, que encarecem as exportações brasileiras em cerca de US$ 6 milhões anuais, taxas que acabam sendo repassadas para o consumidor egípcio, segundo o embaixador do Brasil no Cairo, Ruy Amaral.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

Nutron promove Pig Business Exchange nos EUA

China pode liberar reservas emergenciais de suínos