O Diretor Geral da Ceva Saúde Animal Brasil, Giankleber Diniz, a convite da comissão organizadora do Salão Internacional da Avicultura e Suinocultura, o SIAVS 2022, palestrou sobre Inovação Aberta, tema presente na cadeia produtiva, mas distante das práticas organizacionais das empresas, no SIAVS TALK, espaço criado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para fomentar informações, atualizações e trocas de experiências com a participação de empresas referências do meio.
“Como empresa que carrega a inovação no DNA, tratamos durante o SIAVS Talks alguns conceitos da inovação aberta trazendo exemplos da nossa recente história na forma como ela está representada e inserida no nosso dia a dia, além falar aos presentes sobre como podemos pensar, fazer e executá-la, em outras palavras, fazê-la existir”, destacou Giankleber Diniz.
Durante a apresentação o executivo apresentou para o público exemplos e importantes contextos históricos para imersão até o tema central: “Inovação aberta dentro da indústria de aves e suínos”.
“A inovação aberta é o aproveitamento de tudo aquilo que já existe, dentro ou fora da nossa empresa. Um grande desafio que merece nossa atenção, e diz respeito à nossa coragem para descontruir práticas e visões dentro das produções de aves e suínos. Precisamos mudar e inovar! Podemos errar se mudar, mas quem não muda já errou!”, alertou Giankleber Diniz.
Outro destaque da sua explanação foi a atenção. Para ele, ouvir clientes e funcionários são pontos fundamentais e considerado pelo executivo como fontes inesgotáveis de dados para que, posteriormente, possam ser avaliados para o processo de inovação aberta. “Inovar também é valorizar o que temos em mãos”, considerou.
Após inúmeros exemplos e considerações, Giankleber fechou sua apresentação com um conselho para os ouvintes: “Implementar inovação aberta em uma empresa representa trazer para dentro de casa, colocar tudo na mesa e se perguntar como será o mercado amanhã. Trazer este tipo de experiência, antecipar necessidades dos desafios e como aplicar inovação com o que temos no momento são questões fundamentais. A inovação aberta deve ser utilizada na decisão estratégica e do dia a dia. E tenha certeza de que o resultado do negócio passa preponderantemente pela inovação”, finalizou o Diretor Geral da Ceva Saúde Animal.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Revista Feed&Food promoveu encontro de grandes nomes da agroindústria