in

Cozinhar em casa é tema de série da SAA de São Paulo

Receitas saudáveis estão sendo apresentadas pela Pasta com o auxílio de nutricionistas

Cropped shot of a young woman preparing a meal at home

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou na última semana o segundo episódio da série “Secretaria na Cozinha”, que traz como tema o preparo de alimentos em casa de forma saudável. A ideia do projeto é aproximar a Secretaria do público final, que agora pode se divertir com os conteúdos lançados, ampliar a criatividade e inovar na cozinha.

Cozinhando na quarentena.

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas pessoas passaram a dedicar mais tempo na cozinha. Com isso, a busca por receitas também apresentou uma alta e a tendência é que o hábito possa se manter, tornando também a alimentação mais saudável. Para isso, a Secretaria aposta em receitas saudáveis que tragam além do sabor outros importantes benefícios, como é o caso do escondidinho de cogumelo, que foi tema do último episódio.

Receitas saudáveis.

O prato possui dois ingredientes principais com benefícios importantes à saúde: a mandioca, uma boa fonte de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico,  e também é rica em polifenóis e saponinos, que têm ação anti-inflamatória e analgésica e ajuda a combater a artrite e  os cogumelos, que são alimentos ricos em fibras, o que amplia a sensação de saciedade. Além disso, o consumo de fibras é essencial para o bom funcionamento do intestino, pois diminui a prisão de ventre e os inchaços. 

As receitas são feitas sob supervisão técnica das nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), os vídeos estão disponíveis na playlist “Secretaria Na Cozinha” no canal do Youtube da Pasta.

Os videos foram filmadas na fazenda da Secretaria “Polo Leste Paulista” administrada pela APTA Regional, em Monte Alegre do Sul, com participação do pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), especialista em pós-colheita, Daniel Gomes, que certificou a presença da diversificação de alimentos nas receitas gravadas. 

“As Instituições de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo são referência no estudo, domesticação, melhoramento e produção de alimentos. No atual cenário mundial, mais do que nunca, a alimentação diversificada, saudável e abundante é necessária. O desenvolvimento de cadeias alimentares de base como a da mandioca, feijão, hortaliças etc, é a garantia de prosperidade e saúde. O agro paulista com toda essa potência é referência, para comprovar isto basta olhar para mesa dos paulistas, uma das mais variadas e coloridas do Brasil”, afirmou o profissional da Pasta. 

O preparo dos pratos ficou por conta das nutricionistas, que dedicaram toda a atenção e cuidado para ensinar as receitas da forma mais clara e prática possível. “Fornecer opções de receitas que incentivem a utilização de alimentos saudáveis é de extrema importância, pois desta forma facilitamos a inclusão de novos hábitos, bem como a possibilidade de descobrir a culinária e trazer à população novamente o costume de se alimentar com comida caseira e de qualidade”, destacou a nutricionista Sizele Rodrigues.

Assista ao segundo episódio da série aqui.

Fonte: SAA/SP, adaptado pela equipe feed&food.

“Neutralizar Gases de Efeito Estufa é possível”, diz CNA

Ceva reuniu referências da indústria avícola no SBSA