Os resultado do segundo Estudo Anual Watermark, divulgado pela Ecolab, que examina a gestão da água em diferentes partes do mundo, revelou que 87% dos consumidores brasileiros estão preocupados com o acesso à água limpa e segura, o que impacta diretamente seus hábitos de consumo: 78% dos entrevistados afirmam estar dispostos a pagar mais por produtos ecológicos, enquanto 58% deixaram de comprar certos produtos devido à quantidade de água utilizada na produção.
No Brasil, a confiança na ação de empresas e governos em relação às metas de sustentabilidade é moderada. Apenas 58% acreditam que as empresas fizeram progressos suficientes, e 57% compartilham a mesma opinião em relação aos governos. “Os consumidores estão exigindo ações concretas de empresas e governos em relação à sustentabilidade, incluindo o acesso à água limpa”, afirma Ney Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia da Ecolab na América Latina.
A América Latina, em geral, é a região onde os consumidores demonstram maior preocupação com o acesso à água, exigindo atenção imediata para essa questão. Contudo, apenas 49% dos brasileiros acreditam que os líderes têm feito o suficiente para conservar a água e 51% na mitigação das mudanças climáticas.
Entre os setores considerados mais responsáveis pelo consumo de água, 44% dos brasileiros apontam a agricultura como principal, seguida pela mineração (37%) e a indústria de alimentos e bebidas (37%). Além disso, a maioria dos consumidores valoriza a transparência nos relatórios de sustentabilidade das empresas e acredita no progresso quando ele é comunicado, com 56% confiando nas metas divulgadas.
O estudo também mostrou que as preocupações com água e mudanças climáticas variam de acordo com a densidade populacional. Consumidores em áreas urbanas demonstram maior preocupação (87%) em comparação com aqueles em regiões suburbanas e rurais. A pesquisa foi conduzida pela Ecolab em parceria com a Morning Consult e continuará sendo realizada anualmente.
Fonte: Ecolab, adaptado pela equipe FeedFood.
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