Patrícia Bragante, de São Paulo (SP) | patricia@dc7comunica.com.br
Em sua 5º edição, o Simpósio FeedFood de Sustentabilidade reuniu especialistas e líderes do setor agropecuário para discutir o futuro da sustentabilidade no agro. O evento foi realizado na última quarta-feira (07), como parte da programação oficial do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS) 2024, no Distrito Anhembi em São Paulo (SP).
Durante a abertura do simpósio, ao lado do CEO da FeedFood, Diogo Ciasulli, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, agradeceu, expressando a sua satisfação com a realização de mais uma edição.
Na ocasião, Santin destacou as melhorias no evento, elogiou a colaboração entre as associações e o Ministério da Agricultura, e reforçou a importância da sustentabilidade: “Estamos discutindo o futuro do Brasil, da ciência e da tecnologia, integrando tudo isso ao desenvolvimento do País”.
Dando continuidade ao simpósio, a professora da FIA Business School, também pesquisadora e consultora do Pensa, núcleo especializado em gestão de projetos agropecuários e ESG (Ambiental, Social e Governança) para empresas brasileiras, Sabrina Della Santa Navarrete, apresentou sua palestra.
Sabrina falou sobre como o ESG deve ser adaptado a diferentes setores, como o agro, e a importância de engajar stakeholders e criar planos de ação eficazes. Ela ainda destacou que a prática é fundamental para medir a sustentabilidade e criar valor a longo prazo, além de aumentar a competitividade e atrair investidores.
Na sequência, o sócio diretor da Biomarketing, colunista da FeedFood e especialista em marketing do agronegócio, José Luiz Tejon, abordou a importância das práticas ESG e a sua evolução ao longo dos anos. Ele usou exemplos para ilustrar como uma cultura corporativa focada nos valores pode levar ao sucesso duradouro.
Tejon encerrou a sua palestra enfatizando a necessidade de educar os consumidores e funcionários sobre sustentabilidade e a importância de comunicar de forma clara e eficaz os valores e práticas ESG, para que a percepção pública reflita a verdadeira responsabilidade e compromisso das empresas com o futuro.
Por fim, o presidente da Associação Latino-americana de Nutrição Animal (Feedlatina), diretor do Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e representante do Brasil na International Feed Industry Federation (IFIF), Roberto Ignacio Betancourt, fez sua apresentação.
Durante a palestra, Roberto enfatizou a necessidade de melhorar a sustentabilidade e a eficiência da produção animal por meio de práticas agrícolas. Ele ainda ressaltou a importância de fornecer dados e métricas sobre as práticas para mudar a percepção internacional do Brasil e consolidar a sua posição como líder na produção sustentável.
Após o simpósio, tivemos a entrega do Troféu Curuca, premiando as empresas que se destacaram em iniciativas de sustentabilidade. Em breve, confira a cobertura completa.
LEIA TAMBÉM:
Granja Sítio São Bento: eficiência com tecnologia e sustentabilidade
Revolução tecnológica na suinocultura: um avanço inevitável
Inverno: os cuidados em avicultura, aquicultura e bovinocultura de leite