in

300 kg de alimentos são apreendidos pela Vigiagro

Operação de controle fiscalizou 2.108 bagagens no início de junho

Operação de controle fiscalizou 2.108 bagagens no início de junho

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizou uma operação nos aeroportos de Guarulhos (SP), e Viracopos, em Campinas (SP), entre os dias 08 a 12 de junho.

Durante a ação 305,2 kg de produtos com risco sanitário foram apreendidos, das 2.108 bagagens analisadas. Entre os produtos estavam sementes, pescado, queijos e vegetais diversos.

O objetivo da operação é prevenir a entrada de produtos de ingresso proibido no Brasil pelo risco sanitário oferecido. Todos os produtos apreendidos foram incinerados. Para realizar a fiscalização, a equipe canina foi utilizada.

As bagagens fiscalizadas foram de passageiros de voos provenientes de Dubai (Emirados Árabes), Joanesburgo (África do Sul) Doha (Qatar) Addis Abeba (Etiópia), Lisboa e Porto (Portugal) e Paris (França).

No mesmo período no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), que não teve o trabalho dos cães, foram apreendidos cerca de 150 kg de vegetais, além de produtos que oferecem risco para a Peste Suína Africana (PSA), acendendo o alerta para a necessidade de aumentar o controle da fiscalização agropecuária.

Trabalhos intensificados. A intenção é levar três cães para atuarem na fiscalização de bagagens em aeroportos. A previsão é que no primeiro semestre de 2020 outros três cães auxiliem na fiscalização do Vigiagro, devendo atuar nos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e em Belém (PA).

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.

Brasil aciona OMC contra barreira da Indonésia

Embrapa oferece 25 novos cursos gratuitos on-line