in

Uso de Beta Glucanos purificados na avicultura

Membros da Equipe da Yes falam sobre o tema em artigo

Membros da Equipe da Yes falam sobre o tema em artigo

Se você digitar a palavra “Beta Glucans” no Google, em 40 segundos encontrará mais de 1,1 milhão de artigos que falam sobre os efeitos benéficos do uso destas fibras alimentares na nutrição humana e animal. Qual a justificativa de tantos trabalhos sobre este assunto?

Nas últimas décadas, os Beta Glucanos vêm recebendo especial atenção na nutrição humana, principalmente pela capacidade de ativar os mecanismos de defesa do hospedeiro e por seus efeitos antitumorais, anti-inflamatórios, antimutagênicos e hipoglicêmicos.

Com a crescente restrição mundial do uso de antibióticos promotores de crescimento, os Beta Glucanos tornaram-se assunto de grande relevância também para a nutrição animal. Todo esse interesse vem do fato de que eles são capazes de modular as funções imunológicas, sendo ainda responsáveis pela proteção do organismo animal contra infecções e substâncias nocivas.

Na avicultura moderna, as doenças e os curtos prazos de recuperação das aves enfermas em um ciclo de vida, relativamente curto, podem representar perdas significativas. Neste sentido, todo produto que auxilie na manutenção da saúde e redução do uso de antibióticos na produção animal tem sido alvo de pesquisadores. Dentre esses produtos, destacam-se os Beta Glucanos. 

O que são os Beta Glucanos?

São fibras insolúveis em água, que estão presentes na parede celular de diversos microrganismos, tais como fungos pluricelulares, leveduras, bactérias e cereais. Dependendo de sua estrutura molecular, têm a capacidade de desencadear reações metabólicas importantes no sistema imunológico, sendo os betaglucanos da levedura Saccharomyces cerevisiae os mais amplamente estudados para isso.

Esta levedura é responsável pelos processos de fermentação alcoólica para produção de álcool combustível, pães e de bebidas alcoólicas. Considerando que o Brasil é o 2° maior produtor de álcool combustível do mundo, a Saccharomyces torna-se uma matéria-prima valiosa para a nutrição animal e a melhor fonte para a transformação em Beta Glucanos funcionais e bioativos.

Os Beta Glucanos são considerados modificadores da resposta biológica, pois, ao serem reconhecidos pelo organismo, possuem a capacidade de desencadear uma série de funções na resposta imune (imunomodulação). São extremamente eficientes em animais imunocomprometidos, uma vez que estes ficam mais propensos a infecções por bactérias, fungos e vírus multirresistentes.

A ingestão contínua de Beta Glucanos diminui os riscos de doenças em animais. Inúmeros estudos ressaltam a importância do seu efeito protetor ao organismo pela modulação do sistema imune dos tecidos linfoides associados ao intestino, que são áreas permanentemente expostas a patógenos. 

O que é o GLUCANGOLD®?

O GlucanGold é um ingrediente natural, com 60% de Beta Glucanos, obtido através de um processo biotecnológico de purificação da parede celular de leveduras Saccharomyces cerevisiae.

Seu uso em dietas de aves proporciona o equilíbrio do sistema imunológico, contribuindo para uma proteção mais eficaz e duradoura aos desafios sanitários e ambientais a que são submetidos. Isso impacta positivamente na eficiência produtiva e na rentabilidade da atividade. 

Dentre os benefícios do uso de GlucanGold destacam-se o fortalecimento das defesas naturais, redução na mortalidade, resposta pós-vacinal superior e melhora do equilíbrio da microbiota intestinal, diminuindo a colonização de microrganismos patogênicos.

Portanto, o uso de GlucanGold na produção de aves melhora sua saúde e reduz o uso de medicamentos e antibióticos promotores de crescimento, propiciando a produção de um alimento mais seguro e de melhor qualidade para o consumidor.

O GlucanGold é produzido pela empresa YESSINERGY. 

Fonte: Luciano Roppa, médico-veterinário e CEO da YESSINERGY; e Lívia Carla Grigoletto Barcellos, médica-veterinária e gerente nacional de Avicultura da YESSINERGY.

Valor do cooperativismo no mundo hiperconectado

Socil adere campanha sobre consumo de peixe