A cadeia produtiva de ovos no Brasil vem acelerando a adoção de práticas sustentáveis para atender às novas exigências do mercado. Em 2025, a produção nacional deve atingir 59 bilhões de unidades, um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O consumo per capita é estimado em 272 ovos por habitante e as exportações devem alcançar 30 mil toneladas, alta de 62%.
Entre as ações mais consolidadas estão a criação de galinhas livres de gaiolas (cage-free), a geração de biogás a partir de dejetos, a adoção de energia solar e o uso de logística mais eficiente. De acordo com o relatório EggLab 2024, 16 empresas brasileiras já operam 100% com ovos cage-free e outras 13 estão em transição.
Segundo Valeska Ciré, country manager da International Fresh Produce Association (IFPA) no Brasil, os investimentos em sustentabilidade e inovação deixaram de ser opcionais. “A cadeia precisa estar preparada para um consumidor que observa o processo de produção e valoriza fatores como bem-estar animal e rastreabilidade”, afirma.
As transformações do setor estarão em destaque na 9ª edição da The Brazil Conference & Expo, que será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reunirá produtores, especialistas e empresas para apresentar soluções tecnológicas e estratégias voltadas à eficiência ambiental, produtividade e posicionamento no mercado.
O credenciamento é gratuito para profissionais de supermercados e food service mediante validação por e-mail corporativo. Para os demais públicos, os ingressos variam conforme o tipo de acesso. Outras informações estão disponíveis no site oficial: freshproduce.com.br.

Fonte: The Brazil Conference & Expo, adaptado pela equipe FeedFood
LEIA TAMBÉM:
Exportações de ovos disparam e batem recorde no primeiro semestre
Queda no frango contrasta com boom nas exportações de ovos
Nova lei fortalece o agronegócio catarinense com isonomia e estímulo à produção




