in

Senar/MS oferece curso sobre preparo de peixes

Dicas como limpeza, processos de armazenamento e comercialização são alguns dos temas abordados

Reprodução

Em período de Quaresma onde muitas famílias brasileiras optam por comer peixe, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso do Sul (Senar/MS) também entende que algumas pessoas pensam duas vezes antes de comprar a proteína por sentirem dificuldades de separar as espinhas. 

A fim de desvendar os segredos de como fazer essa separação, o Senar publicou na última quarta-feira(13) no editorial #EducaçãonoCampo, dicas para o preparo do peixe. 

O instrutor, Francisco Ferreira de Souza, explica que “para esta tarefa, você vai precisar apenas de uma faca bem afiada e de atenção. Abra o peixe do lado oposto da barriga, passando a lâmina de ponta a ponta até que as espinhas e os ossos sejam separados. O mesmo procedimento deverá ser feito com a outra parte do peixe, da cabeça até o rabo”.

De acordo com as informações divulgadas pelo Serviço Nacional, outra forma é abrir o peixe de ponta a ponta e ‘recortar’ as espinhas, uma a uma, até separar totalmente a carne da estrutura óssea. Após este procedimento, o filé de peixe estará pronto para receitas ao molho, petiscos, bolinhos e croquetes. A pele do peixe ou couro também pode ser separada da carne e com ela é possível preparar pururuca. E a carcaça é o ingrediente principal no preparo de caldos. 

Caso os planos sejam para um prato mais sofisticado, é possível defumar o peixe inteiro ou até mesmo recheá-lo. Basta retirar a cabeça e o rabo e realizar a limpeza, retirando as vísceras do animal e lavar bem. 

Essas e outras dicas é possível consultar no curso de  Processamento da Carne de Peixe, que ensina também sobre conservação da proteína, limpeza, técnicas de preparos, processos de armazenamento e comercialização. 

Para os meses de abril e maio tem agenda desta capacitação nos municípios de Guia Lopes da Laguna, Aquidauana, Três Lagoas, Mundo Novo, Camapuã, Itaporã e Nioaque, no Mato Grosso do Sul. Interessados podem saber mais através do site, clicando aqui.

Sexta-feira santa

Para celebrar a data religiosa, o Senar disponibilizou uma receita como opção: hambúrguer “FishiBurguer”. Para preparar será preciso:

1 Quilo de carne de peixe moída

1 Sachê de creme de cebola

1 Cebola Picada

4 col. de amido de milho

Temperos: Sal, Alho, Pimenta e Cheiro-Verde

Preparo:

Misture todos os ingredientes, faça bolinhas e amasse até o formato circular de um hamburger. Na montagem do lanche a dica é acrescentar salada e molhos. Aproveite.

Fonte: CNA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Tereza Cristina vai ao Canadá em busca de novas oportunidades

Preço do milho sobe quase 18% após conflito europeu

Debate sobre legislação encerra XIX Congresso de ovos

Oficina de Trabalho

Suinocultura: Vetanco ministra oficina de trabalho

Peca Feed Food 1

Série de webinars da Bio-Rad pauta Salmonella spp