in

Segurança alimentar irá pautar mercado da soja

Assunto foi pauta no terceiro dia do IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2022

soja
foto: reprodução

As movimentações da China visando garantir sua segurança alimentar e a transformação da matriz energética nos Estados Unidos e em outros países são dois pontos importantes para definir os rumos do mercado da soja nos próximos anos. Esta foi a mensagem deixada por Roberta Paffaro, da Chicago Mercantile Exchange, em conferência realizada no terceiro dia do IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2022, em Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com ela, a pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, a guerra entre Rússia e Ucrânia fez com que a China ampliasse sua preocupação com a segurança alimentar. Para isso, o país asiático está se reposicionando e pretende ampliar a produção interna de soja.

“Como a China importa 80% da produção brasileira de soja, se ela diminuir as compras, nós teremos reflexos aqui. Temos que ficar de olho, ver o quanto irão produzir e quanto deixarão de comprar”, disse Roberta Paffaro.

Outro ponto destacado por ela é o aumento da demanda por óleo vegetal nos Estados Unidos, segundo maior produtor de soja do mundo. De acordo com Roberta, o aumento foi de 20% no último ano. Com aumento da demanda interna pelo produto, poderá haver menor quantidade disponível para a exportação.

Também foi falado sobre o aumento na procura por soja orgânica, que dobrou nos últimos cinco anos nos Estados Unidos.  A área cultivada cresceu 123% desde 2008.

“Será que este deveria ser um novo mercado? Será que devemos olhar para isso? Estamos falando de segurança alimentar e de sustentabilidade. Temos muita demanda nova surgindo”, afirma Roberta.

A palestrante destacou ainda a necessidade de o Brasil buscar ampliar seus mercados para soja, sobretudo buscando compradores no Oriente Médio e Europa. No caso de países do Oriente Médio ainda é possível obter investimentos para melhoria de infraestrutura para escoamento da produção brasileira.

A conferência de Roberta Paffaro foi uma das seis realizadas no IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2022, realizado pela Embrapa Soja em Foz do Iguaçu (PR). O evento contou com 18 painéis, totalizando 50 palestras, e apresentação de 287 trabalhos técnicos em formato de pôster ou oralmente.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

drone

Especialistas debatem inovações no uso de drones no agro

palestra

Bovinocultura: produtor deve redobrar atenção à silagem