Patrocinado
EVENTOS

Conteúdo

Segundo dia de Road Show foca em produções de Campo Verde (MT)

feedfood
IMG 20220705 123111 1

Gabriela Couto, de Campo Verde (MT)

gcouto@ciassulieditores.com.br

Ao apresentar diferentes frentes do agronegócio brasileiro, o Road Show para jornalistas e influenciadores digitais do agronegócio iniciou sua edição especial no Mato Grosso, na segunda-feira (04). A iniciativa contará com programação até quinta-feira (07).

O segundo dia de evento foi marcado pela manhã de visitação em fazendas do Grupo Bom Futuro, em Campo Verde (MT). A primeira parada foi na algodoeira, onde os comunicadores puderam observar todo o processo de produção do algodão. Depois, o grupo passou pelo armazém de soja e milho, que tem a capacidade para armazenar 150 mil toneladas dos grãos. Atualmente, eles armazenam 2,5 milhões de sacas de soja no ano e 1,8 milhões de sacas de milho.

A terceira parada da manhã, foi a fazenda Santo Antônio, referência em piscicultura na região. A fazenda possui uma área de lâmina d’água de 129 mil hectares, sendo 70 mil hectares destinados ao Pintado, peixe local, e 53 mil hectares destinados a Tilápia.

Segundo o encarregado de piscicultura do Grupo Bom Futuro, Milton Vicensotto Júnior, eles abatem, em média, 7 toneladas de tilápia por dia. “A tilápia é um peixe prático – é o principal do mundo, para se ter uma piscicultura. temos que falar dela”, afirma o profissional, acrescentando que a espécie é ‘uma pequena fábrica’, que produz durante o ano todo, enquanto o pintado é um peixe de safra, com produção atrelada a um certo período do ano.

A fazenda iniciou suas operações em 1997. Para a expansão, foi usado o local de solo impróprio para a produção, dando lugares aos tanques. Milton conta que eles trabalhavam apenas com o pintado, mas por ser um peixe local e limitado, eles abriram para a produção de tilápia: “o pintado trabalha com densidade menor, tem um ciclo de cultivo muito maior que o da tilápia. Para termos um pescado de 1kg, demora 1 ano e meio, enquanto a tilápia, conseguimos isso em apenas 6 meses”, conta.

Durante a manhã, os jornalistas visitaram os tanques de tilápia e a sede do Projeto Social do Futuro, com apresentação das crianças que fazem parte da iniciativa.

Na parte da tarde, a programação do segundo dia da Road Show Mato Grosso, contou com visitação ao laboratório de sementes e a biofábrica do grupo Bom Futuro, encerrando com a passagem pelo Sindicato Rural de Campo Verde.