Publicidade
MERCADO

Conteúdo

PIB Agro de MG apresenta alta de 3,55% em 2018

PIB Agro de MG apresenta alta de 3,55% em 2018 Resultado está atrelado ao crescimento nos ramos agrícola e pecuário
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br
FOTO: REPRODUÇÃO
Resultado está atrelado ao crescimento nos ramos agrícola e pecuário

Os setores agrícola e pecuário impulsionaram o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio de Minas Gerais, levando o saldo a ter uma alta de 3,55% em 2018. Os dados foram calculados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O segmento primário agrícola registrou alta de 6,33% no Estado. O crescimento verificado em atividades como soja influenciaram positivamente o setor. O segmento primário pecuário teve crescimento de 0,74% no Estado em 2018. Já para as demais atividades acompanhadas, foram verificadas baixas, com destaque para suínos e ovos, motivados por quedas acentuada em preços.

producao_leite_feefood_reproducao_7

Atividades de produção de frango, leite e vacas apresentaram altas no período (Foto: reprodução)

Os insumos do agronegócio apresentou crescimento de 4,01% em 2018. Entre os ramos, houve aumento para ambos: de 6,10% no agrícola e de 2,42% no pecuário. Entre as atividades, destaca-se a alta no faturamento para combustíveis. Já para fertilizantes e alimentação animal, registraram-se baixas em quantidade, mas alta de preços.

A agroindústria de base agrícola teve alta de 8,43% em 2018. Já a agroindústria de base pecuária, por sua vez, apresentou reação a partir do segundo semestre de 2018, fechando o ano com alta. Tal elevação foi motivada pelas maiores produção e preços de produtos lácteos. Para carnes, as baixas de preço acumuladas foram significativas e motivaram a queda verificada nestas atividades.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe Feed&Food.