in

Diretor da SRB assume cargo no MAPA

João Adrien é nomeado Chefe da Assessoria de Assuntos Socioambientais

João Adrien é nomeado Chefe da Assessoria de Assuntos Socioambientais

O diretor executivo da Sociedade Rural Brasileira (SRB) João Francisco Adrien Fernandes foi nomeado na última sexta-feira (08) chefe da Assessoria de Assuntos Socioambientais do Ministério da Agricultura. Na pasta comandada por Tereza Cristina, ele terá a missão estruturar uma agenda de conciliação entre o setor produtivo e as demandas ambientais com um viés de eficiência e planejamento, além de apoiar outros assuntos estratégicos.

O futuro assessor carrega um histórico de defesa de inclusão do produtor rural nas mesas de negociações da agenda ambiental. Dessa forma, sugere Adrien, as propostas podem ser mais realistas e ancoradas em posições menos radicais: “Como um dos principais agentes da agenda da sustentabilidade, o produtor rural deve ser interlocutor e ter voz ativa nesse tema”.

No ano passado, Adrien liderou a comitiva da SRB na 24ª Conferência do Clima da ONU, a COP 24, em Katowice, na Polônia. Nos painéis de discussão, defendeu que os investimentos feitos pelos produtores brasileiros precisam ser reconhecidos pela comunidade internacional e remunerados pelo mercado, gerando oportunidades econômicas e de negócios para o País: “A sustentabilidade deve ser um fator de competitividade para o agro e não apenas um custo para a atividade produtiva”. Em 2015, também esteve na COP 21, na França, onde participou das negociações que definiram as regras de implementação do Acordo de Paris.

Durante os oito anos na SRB, Adrien auxiliou a entidade a identificar as prioridades e tendências da agenda ambiental do País, propondo discussões no âmbito do setor produtivo a fim de garantir que o produtor rural fosse o principal protagonista das discussões ambientais.

Ainda liderou debates e ações envolvendo o Código Florestal, a regulamentação das Cotas de Reserva Ambiental (CRA), questões de bem estar animal, além do acesso de produtores rurais a linhas de financiamento, como o seguro rural e o crédito rural. Além disso, participou da estruturação do grupo multissetorial que deu origem à Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Fonte: SRB, adaptado pela equipe feed&food.

ovos

Biovet levará novidades ao Congresso de Ovos

ACSURS elege diretoria para gestão 2019/2022