Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Conab retoma política de estoques públicos 

Foram adquiridas 500 mil toneladas de milho por meio o mecanismo de Aquisições do Governo Federal (AGF) 
feedfood

Após realizar compra de 500 mil toneladas de milho por meio o mecanismo de Aquisições do Governo Federal (AGF), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirma retomada dos estoques públicos. O anúncio, na quinta quinta-feira (29), foi feito pelos ministros das Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e pelo presidente da Companhia, Edegar Pretto. 

“A Conab está voltando a fazer estoques públicos. Vamos incentivar os agricultores a plantar e vamos garantir preço mínimo para a produção. Temos uma previsão de safra recorde de milho, mas os preços estão caindo. Então, iniciaremos a compra pelo milho. Com essa ação da Conab, combatemos a inflação dos alimentos visando levar comida à mesa de todos os brasileiros e brasileiras”, disse o presidente da Conab. 

Como explica o MAPA, as AGFs são previstas na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e têm o objetivo de apoiar produtores rurais, agricultores familiares e suas cooperativas por meio da aquisição de produtos quando o preço de mercado se apresenta inferior ao preço mínimo estabelecido para a safra vigente. A aquisição depende do repasse, pelo Tesouro Nacional, dos recursos necessários à operacionalização das aquisições. A medida foi autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

Para o ministro Fávaro, a união de dois ministérios, Mapa e MDA, juntos para fortalece e reconstrói a Companhia que tem um papel fundamental nas políticas públicas deste País. “Não existe Ministério da Agricultura e política pública sem uma empresa de apoio à comercialização. Tem que existir o fortalecimento de amparo à política agrícola. Trata-se de estratégia de garantia de segurança nacional e estabilidade alimentar”, ressaltou. 

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Paraná confirma dois casos de gripe aviária em três dias

FAO atesta: carnes, ovos e leite são essenciais para saúde

Operação detecta fraude no leite em Pernambuco