Publicidade

Conteúdo

Búfalos ampliam presença na Fearg e consolidam polo da atividade na região metropolitana

Criadores do RS destacam crescimento da bubalinocultura na região e reforçam importância da feira como vitrine e espaço de negócios
Por Camila Santos
Compartilhe este post

A bubalinocultura volta a marcar presença na 11ª Fearg – Feira Agroambiental e Turística de Gravataí, que será realizada de 6 a 9 de novembro, no Parque de Eventos Valdeci Cabeleira Bitelo, no Rios Grande do Sul. A exposição, que une agricultura, pecuária e turismo, deve reunir entre 25 mil e 40 mil visitantes, com programação cultural, shows e atividades educativas.

Publicidade

Esta será a quarta edição consecutiva com participação de criadores de búfalos na feira, reunindo três cabanhas da região metropolitana: Cabanha da Herdade e Cabanha Santa Helena, ambas de Gravataí, e o Sítio Fagundes, de Portão. No total, serão oito animais expostos, entre fêmeas e machos jovens em idade reprodutiva.

O secretário-geral da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) e proprietário da Cabanha da Herdade, de Gravataí, Guilherme Aydos, destaca que o evento é uma oportunidade para o público urbano conhecer de perto a criação de búfalos e entender a importância da atividade para a região. “A Fearg é diferente das grandes exposições, porque permite que pequenos produtores participem, apresentem seus animais e façam negócios, mesmo ainda sem o registro genealógico, mas com todos os exames sanitários em dia”, afirma.

No total, serão oito animais expostos, entre fêmeas e machos jovens em idade reprodutiva (Foto: Divulgação)

Aydos ressalta que o período de realização da feira é estratégico para o setor. “Por acontecer no fim do ano, é um momento ideal para comercialização de terneiros desmamados e aquisição de touros para o próximo ciclo reprodutivo. Além disso, os custos são menores e a proximidade geográfica facilita a participação dos criadores da região metropolitana”, observa.

Segundo o produtor, Gravataí vem se consolidando como referência regional na bubalinocultura. “Hoje temos o remate em Glorinha, o crescimento do número de criadores e uma feira que já se tornou vitrine para a espécie. A Fearg tende a se firmar como a segunda maior mostra de búfalos do Rio Grande do Sul, atrás apenas da Expointer”, completa.

A Fearg é promovida pela Prefeitura de Gravataí, com realização do Sesc, Fecomércio-RS, Senac e Sindicatos Empresariais, e conta com o apoio de diversas entidades e patrocinadores locais. A programação inclui shows, apresentações culturais, área de comércio e agroindústria familiar, exposição de animais e praça de alimentação. A entrada é gratuita.

Fonte: ASCRIBU, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Ceva promove VIII Fórum de Abatedouros com foco em sanidade e inovação na avicultura

Novas tecnologias voltadas à avicultura moderna fortalecem sustentabilidade e eficiência produtiva na 2ª Feira de Avicultura de Itaberaí

ABCS destaca força da comunicação integrada durante o WMC 2025

Você está em:

Compartilhar

Publicidade

Leia mais sobre :