Queijos nacionais e internacionais lado a lado para premiar os melhores
Com o objetivo de colocar os queijos nacionais e internacionais lado a lado para premiar os melhores, o Brasil sediará o seu primeiro Mundial do Queijo, realizado pela Associação SerTãoBras, entre os dias 8 e 11 de agosto, em Araxá/MG, no Tauá Grande Hotel.
Ao todo, são onze municípios que compõem a região queijeira onde o evento acontecerá, como Araxá, Campos Altos e Uberaba, que produzem cerca de 1 milhão de litros de leite por dia e 40% desse número vai para a produção de queijo.
Na programação estão previstos jantares de gala, palestras, shows, degustação, salão do queijo e dois capítulos especiais de cerimônia da Guilde Internationale des Fromagers. Também contará com convidados que são referências na área, como a Mestra queijeira, Christelle Lorho e a Presidente da Federação dos Queijeiros da França, Claude Maret.
De acordo com o regulamento, serão analisados os produtos de massa mole de casca florida, massa mole de casca lavada, massa prensada crua, queijos azuis e outros tipos que serão analisados por um seleto grupo de jurados. O grupo será formado por produtores artesanais e industriais, curadores, comerciantes, pesquisadores, chefs de cozinha e jornalistas de gastronomia de diversos países.
Mais informações estão disponíveis no site do evento.
Fonte: Beba mais Leite, adaptado pela equipe feed&food.