in

AgroNordeste instala comitê na Paraíba

A proposta é fortalecer as cadeias produtivas da região

A proposta é fortalecer as cadeias produtivas da região

Com a proposta de fortalecer as cadeias produtivas da região Nordeste, foi instalado o primeiro comitê estadual de coordenação do Plano AgroNordeste, em João Pessoa (PB), durante evento realizado na sede do Sebrae. Os comitês terão a função de fazer levantamentos para definir projetos que serão desenvolvidos para cada um dos 12 territórios prioritários dos estados do Nordeste, além de Minas Gerais.

Voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem, atenderá 29 municípios do Cariri Oriental e Ocidental, com população rural estimada em 80 mil pessoas, 43% do total, ofertando assistência técnica e gerencial.

De acordo com o diretor geral do programa, Danilo Forte, o foco principal é a potencialização do setor nos locais. “Buscaremos interagir diretamente com o produtor rural, criando um ambiente de melhor assessoria técnica, tanto da porteira para dentro, quanto para fora, no empreendedorismo, agregação de valor, geração de renda. Com isso, queremos fortalecer as cadeias produtivas locais. Por isso essa iniciativa de lançamento nos estados, agregando as entidades parceiras”, explicou o diretor.

Na Paraíba, a coordenação estadual do AgroNordeste contará com representantes do Senar-PB, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sebrae e Embrapa. Após a instalação, o grupo se reuniu para definição de um plano de trabalho, com o objetivo de traçar mecanismos para alcançar o produtor.

Fonte: ABPA, adaptado pela equipe feed&food.

Inimigo oculto na pecuária intensiva

Turra permanece como vice-presidente da ALA