in

“Vaca brasileira” recebe título de mais rentável da América Latina

Animal que obteve o título pertence a bovinocultor do Paraná

O Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e entregue pela Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), reconheceu Ronald Rabbers como produtor com a vaca mais produtiva da América Latina. O animal alcançou mais de 190 mil kg de leite, 6 mil kg de gordura e 5 mil kg de proteína, resultado histórico que foi acumulado em 10 lactações, no decorrer dos 17 anos de produção da vaca. Ronald, sua esposa Henrieta Rabbers, e os filhos receberam a premiação na fazenda da família, na última semana.

O cooperado da Castrolanda fala que é uma satisfação receber o prêmio e explica que isso é resultado do esforço da família e funcionários. “Nossa propriedade é como as outras fazendas, trabalhamos com o leite 24 horas por dia, não tem como pular processos, todos tempo precisamos estar presentes. Temos que nivelar nossa produção por cima, para alcançar cada vez melhores resultados. É um orgulho ter a família trabalhando junto, é resultado do esforço da família e dos funcionários”, explica o bovinocultor.

Outros prêmios

Em anos anteriores, a vaca já havia recebido outras premiações pelo seu desempenho. Ela vem de uma linhagem de bons resultados, sua mãe chegou a produzir mais de 130 mil kg de leite, em cinco lactações. Segundo Ronald estes devem ser os parâmetros para se alcançar. “Elas representam tudo o que buscamos em nossas vacas: altas produções, excelente conformação e vida produtiva, isso sem perder de vista o bem-estar animal”, explica. 

História na pecuária leiteira

A família Rabbers tem história na pecuária leiteira, atualmente a fazenda de Ronald é considerada pela APCBRH uma das mais importantes propriedades que compõem a bacia leiteira. Ronald coleciona títulos como Criador Supremo Nacional, além de já ser reconhecido pela qualidade em genética. O Secretário Estadual de Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, Norberto Ortigara lembrou da importância de celebrar estes feitos. “É uma propriedade de referência nacional no leite e ter este padrão de desempenho não é fácil. Precisamos reconhecer e levar como exemplo para todos evoluirmos”. 

“As leiterias se profissionalizaram muito nos últimos anos, tudo tem o seu investimento, mas com isso conseguimos produzir e vender mais. Os recordes estão aí para serem batidos, faço gosto que este resultado seja ultrapassado em breve. Estamos em uma região que tem um diferencial na produção, todos os nossos bovinocultores buscam por novas tecnologias e se o novo recorde vier de Castro, seria ainda melhor”, declara Ronald.  

Cooperativa parabeniza resultado

O Presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, parabenizou a conquista e trabalho do produtor e da família. “Para ser pecuarista de leite a pessoa precisa amar o que faz, trabalhar por tantos anos com a qualidade que encontramos aqui na Fazenda Rhoelandt é uma tarefa árdua. Estes são resultados de muitos anos de dedicação e cuidado com os animais. Como Castrolanda, é um orgulho para nós, fazermos parte disso”.   

Fonte: A.I.

CONFIRA:

México deve potencializar compra de carne de frango brasileira

Faesp aponta preocupação com juros do Plano Safra

Fique por dentro das principais atualizações do mercado de proteína animal, acompanhe também: www.revistafeedfood.com.br

Vaccinar tem novo gerente regional de suínos

“Entendendo a Amazônia” terá 28 palestras sobre o bioma