Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Setor leiteiro poderá contar com GT para discutir medidas

Ministros se reuniram para tratar da criação do grupo de trabalho
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

Durante reunião na última quinta-feira (17), o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, junto ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, trataram da criação de um Grupo de Trabalho que vai estudar medidas de incentivo à pecuária leiteira.

Na audiência, foi ressaltada a importância do trabalho em conjunto, em nome do presidente Lula, para a adoção de inúmeras medidas com o objetivo de minimizar os impactos negativos na cadeia produtiva do leite causados, principalmente, pelo alto custo da produção e o crescimento das importações dos produtos lácteos.

Uma dessas medidas de apoio aos pequenos produtores de leite foi a parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e com a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, que disponibilizou recursos de R$ 200 milhões para a comercialização de leite em pó. 

A aquisição será feita pela Conab por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta. Nos próximos dias, a Conab divulgará mais detalhes sobre a operação.

O leite em pó a ser adquirido será destinado a pessoas em condições de insegurança alimentar e nutricional, conforme demanda do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A compra permite reforçar as ações de segurança alimentar e nutricional. O leite em pó é um produto que pode ser incluído nas cestas de alimentos ou doado para entidades que fornecem alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Carlos Fávaro explica que a medida vai apoiar os preços do leite e dar segurança às cooperativas e aos produtores: “O governo como um todo está empenhado em promover o retorno à competitividade dos produtos lácteos e a renda aos produtores de leite no Brasil. Vamos juntos melhorar e trazer resultados”.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Pecuária brasileira enfrenta momento ímpar

Pesquisa visa traçar perfil feminino no agronegócio brasileiroFast-food sustentável: Mantiqueira e Arcos Dorados retomam parceria  

Patrocinado
Patrocinado