O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que, durante o mês de agosto foram disponibilizadas 9.983.660 doses de vacinas contra clostridioses no mercado nacional.
Do total disponibilizado no período, segundo o Mapa, 7.304.740 doses (73,16%) correspondem a vacinas importadas e 2.678.920 doses (26,84%) são de fabricação nacional.
De acordo com a nota do Mapa, o Ministério mantém atuação permanente junto à indústria de insumos veterinários para estimular a ampliação da produção nacional, viabilizar importações e agilizar os procedimentos de fiscalização e liberação de vacinas, contribuindo para o abastecimento do mercado nacional.
Luiz Monteiro, diretor técnico do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e responsável pelo controle das liberações por parte da entidade, explica que o cenário de fornecimento de doses melhorou significativamente em relação ao início do ano, embora a situação ainda não esteja totalmente normalizada. “As indústrias ampliaram a oferta e novos entrantes devem contribuir para aumentar a disponibilidade até o final do ano”, afirma.

Segundo Monteiro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também vem mantendo agilidade na liberação das doses submetidas à avaliação oficial. “As empresas, por sua vez, estão distribuindo os produtos gradualmente entre os estados, buscando atender às diferentes demandas regionais”, explica.
A expectativa, de acordo com Luiz Monteiro, é de que o abastecimento continue avançando nos próximos meses, permitindo atender às demandas estaduais e ampliar a disponibilidade de doses no mercado até o final do ano.



Nenhuma discussão ainda. Seja o primeiro a comentar.