in

Dia Nacional da Conservação do Solo será tema de seminário

Evento terá início nesta terça-feira (13), às 8h30, na Sede do IAC, em Campinas (SP)

analise de solo
foto: reprodução

De maneira a relembrar a importância da Conservação do Solo, pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-APTA) e técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), instituições ligadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP), organizam para esta terça-feira (13) às 8h30, o Seminário “Conservação do Solo e Proteção dos Recursos Naturais”, na Sede do IAC, em Campinas. O evento comemorará o Dia Nacional da Conservação do Solo, instituído por lei federal em 1989 e celebrado no dia 15 de abril.

O engenheiro agrícola e técnico da CATI, que ministrará uma das palestras, Antoniane Arantes de Oliveira Roque, explica que “o evento foi organizado com o objetivo de reciclar o conhecimento de pesquisadores, técnicos, produtores rurais, estudantes e demais interessados em temas como conservação do solo e da água; divulgar as políticas públicas oferecidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento voltadas à recuperação e conservação do solo, além de sensibilizar a sociedade em geral quanto à necessidade de conscientização sobre esta temática”.

A abertura contará com a presença do secretário em exercício de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro, do diretor do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, do coordenador da CATI, o engenheiro agrônomo Alexandre Manzoni Grassi, e do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sergio Tutui. O secretário e Grassi falarão sobre a “Importância das Políticas Públicas para a Conservação do Solo”, reportando-se às linhas de crédito disponíveis e ao Projeto Integra-SP – Berços d’água e Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (Radge) que conta com uma verba disponível àqueles que aderirem ao projeto de recuperação proposto pela equipe de engenharia da CATI.

Também é importante frisar que os demais temas serão apresentados tanto por pesquisadores do IAC quanto por técnicos da CATI. Durante o evento, outras ações serão realizadas, na parte da tarde, por exemplo, ocorrerá um curso com a temática “Recuperação das Funcionalidades Hidrológicas da Paisagem”, ministrado por experientes e renomados servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Além disso, as comemorações do Dia Nacional da Conservação do Solo continuam no dia 20 de abril, em Cunha, município da área de atuação da CATI Regional Guaratinguetá. Na ocasião será lançado o Desafio Sistema Valpa de Plantio, que trata de uma estratégia de difusão e promoção do engajamento de produtores na adoção de sistemas de cultivo conservacionistas. Para a data, foram programadas palestras, com início às 8h30, em frente à Casa da Agricultura de Cunha, Praça Midair José Teodoro (SP)

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Tereza Cristina vai ao Canadá em busca de novas oportunidades

Preço do milho sobe quase 18% após conflito europeu

Debate sobre legislação encerra XIX Congresso de ovos

crescimento de exportação de ovos

Grupo Mantiqueira marca presença na Anufood Brazil

tilapia

Mercado interno potencializa consumo de tilápia