Publicidade
MERCADO

Conteúdo

Sebrae e FAO fortalecem agricultura familiar no Brasil

Parceria engloba ações de capacitação, inovação tecnológica e outras
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br
Shake hands in park.finishing up a meeting.Men shaking hands.

Aumentar a competitividade do agronegócio, com prioridade para as pequenas propriedades voltadas à agricultura familiar no Brasil. Este é o objetivo do memorando de entendimento assinado pelo Sebrae e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na última terça-feira (12), em Brasília (DF). 

A parceria vai atuar em áreas como cooperativismo, assistência técnica, extensão rural, inovação tecnológica, energia renovável, sustentabilidade, treinamento e capacitação técnica, como forma de promover uma maior organização da cadeia produtiva e melhoria no nível técnico e na gestão do processo produtivo.

“A agricultura familiar e as pequenas propriedades rurais no campo são fundamentais para que o Brasil saia do Mapa da Fome mais uma vez. Parcerias como esta vão nos ajudar a desenvolver cada vez mais o setor, promovendo geração de emprego e renda para a nossa população, além de contribuir para o abastecimento da população com comida saudável e de qualidade”, destacou o presidente do Sebrae, Décio Lima. 

Ele lembra que o Brasil assumiu a presidência do G20 e colocou com uma de suas prioridades acabar com a fome: “O acordo que Sebrae e FAO estão firmando é também um grande passo no sentido de contribuirmos para a solução desse problema”.

O acordo também propõe o desenvolvimento de planos de ação estratégicos para fortalecer a produtividade agrícola, contribuir para o planejamento e implementação de políticas públicas e abordar e conduzir estudos para identificar mercados e demandas internacionais.

Na ocasião, a FAO assinou ainda acordos com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, ressaltou o empenho brasileiro no combate à fome.

“Apoiamos uma estrutura de cooperação para transformar os sistemas agricultores mais inclusivos, com uma melhor produção e maior resiliência. Dessa forma, o Brasil tem muito para oferecer, compartilhar nessa missão global que a FAO tem proposto para os próximos dois anos. O trabalho que vocês fazem é muito positivo para o mundo”, disse o diretor-geral organização.

“Parcerias como essas assinadas hoje reforçam os laços entre o Brasil e a FAO, que compartilham valores fundamentais no combate à fome e à pobreza”, reforçou o ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira.

Fonte: Sebrae, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Brasil eleva em 381,6% as exportações de ovos em agosto

Embrapa lança ferramenta que antecipa ciclo reprodutivo de fêmeas de corte

Brasil foi eleito sede do Secretariado Mundial da Raça Angus