Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

PSR garantiu segurança de produtores em 2023

O MAPA conseguiu aplicar integralmente os recursos disponíveis, subvencionando mais de 107 mil apólices
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) conseguiu aplicar integralmente os recursos disponíveis, subvencionando mais de 107 mil apólices para aproximadamente de 70 mil produtores, em 2023. O ano apresentou desafios significativos para o Programa de Seguro Rural (PSR) no Brasil.

O valor coberto no último ano ainda representa uma considerável cobertura, próximo a 40 bilhões de reais. Desse modo, para cada real aplicado na subvenção foram protegidos em torno de R$42 reais. A extensão das lavouras seguradas, atingindo 6,25 milhões de hectares, mostra o esforço do setor em garantir proteção em uma escala significativa.

Até o mês de outubro pela perspectiva das indenizações, as seguradoras efetuaram o pagamento de 2 bilhões de reais para os produtores como compensação pelas perdas, pouco mais que o dobro do orçamento registrado anteriormente.

FOTO: REPRODUÇÃO
O MAPA conseguiu aplicar integralmente os recursos disponíveis, subvencionando mais de 107 mil apólices (FOTO: REPRODUÇÃO)

O PSR, inicialmente destinado a um montante de 1,06 bilhão de reais, teve o orçamento reduzido a R$933 milhões. O cenário desafiador, agravado pela rejeição de solicitações de suplementação ao orçamento, levou ao cancelamento de operações ou onerando ainda mais os produtores que arcam com o valor total dos contratos.

O programa mesmo com orçamento menor conseguiu oferecer proteção a milhares de produtores, se destacando pela importância contínua para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro e para a segurança alimentar e econômica de diversos municípios, principalmente frente aos efeitos do El Niño.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária