Publicidade

Conteúdo

Produção de tilápias ganha norma inédita de bem-estar animal

Documento da Certified Humane será lançado em evento online gratuito nesta terça-feira, 21 de maio
Por Caroline Mendes
Compartilhe este post
tilápia

A Certified Humane, organização referência mundial em certificação de bem-estar animal, lança no próximo dia 21 de maio sua primeira Norma de Bem-Estar Animal voltada à produção de tilápias. O lançamento será realizado durante um webinar ao vivo, gratuito e aberto ao público, com a participação de especialistas que apresentarão os principais pontos do novo referencial técnico.

Publicidade

O Brasil produziu 662.230 toneladas de tilápia em 2024, segundo o Anuário 2025 da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR). O número representa um crescimento de 14,36% em relação ao ano anterior, consolidando a espécie como líder da piscicultura nacional, com 68,36% do total de peixes cultivados. Com esse cenário de expansão, cresce também a demanda por práticas produtivas éticas e sustentáveis — contexto no qual se insere a nova norma.

Norma estabelece diretrizes para alimentação adequada, densidade populacional, qualidade da água, biosseguridade, transporte e insensibilização, cobrindo todas as fases da criação até o abate

A elaboração do documento levou em conta pesquisas científicas, melhores práticas internacionais e contribuições de profissionais experientes do setor aquícola. A norma estabelece diretrizes para alimentação adequada, densidade populacional, qualidade da água, biosseguridade, transporte e insensibilização, cobrindo todas as fases da criação até o abate, com foco no manejo responsável e no bem-estar dos animais.

Segundo Luiz Mazzon, diretor da Certified Humane na América Latina e Ásia, o objetivo da nova norma é oferecer uma referência prática e adaptada à realidade da tilapicultura. “O objetivo com o novo referencial é oferecer uma diretriz prática e aplicável, que permita aos produtores evoluírem em bem-estar animal e também se posicionarem melhor em mercados que valorizam práticas sustentáveis e responsáveis”, afirma.

O evento de lançamento contará com a participação de especialistas como o médico-veterinário Daniel Santiago Rucinque, doutor pela USP e auditor de aquicultura da Certified Humane na América Latina; o professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, da Universidade de Passo Fundo (UPF), especializado em biopatologia e ecotoxicologia aquática; a Profa. Dra. Rosangela Poletto, docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e membro do comitê científico da Certified Humane; além de Luiz Mazzon. Os participantes poderão enviar perguntas e tirar dúvidas ao vivo com os palestrantes.

Fonte: Certified Humane, adaptado por Carol Mendes.

LEIA TAMBÉM

Singapura abre portas para lagostas vivas do Brasil

MAPA abre consulta pública sobre camarão e lagosta

Você está em:

Compartilhar

Publicidade

Leia mais sobre :