Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

População ocupada no agro em 2023 bate novo recorde

Série histórica do segundo trimestre do ano somou 28,3 milhões de pessoas
feedfood
Young farmer and calf in the cowshed in dairy farm.

De acordo com a nova metodologia de pesquisa aplicada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a população ocupada no agronegócio brasileiro somou 28,3 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2023.

Este é um novo recorde da série histórica, iniciada em 2012. Com isso, a participação do setor no total de ocupações do Brasil foi de 26,9% no segundo trimestre de 2023. 

O número de pessoas atuando no agronegócio no segundo trimestre de 2023 aumentou 0,8% (aproximadamente 220,64 mil pessoas) frente ao mesmo período de 2022. Segundo pesquisadores do Cepea/CNA, esse resultado se deve sobretudo ao maior contingente ocupado nos agrosserviços (que cresceu 7,5%, ou 684,23 mil pessoas) e ao emprego no segmento de insumos (que aumentou (6,7%, ou 19,4 mil pessoas). 

Female Farmer in Cowshed
Avanço está atrelado ao excelente desempenho da produção dentro da porteira (Foto: reprodução)

Nesses dois casos, o avanço está atrelado ao excelente desempenho da produção agrícola dentro da porteira, que estimula os segmentos a montante e a jusante no agronegócio.

Por outro lado, a população ocupada na agropecuária caiu 5% (ou 440,29 mil pessoas) no segundo trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Pesquisadores do Cepea/CNA indicam que as principais quedas ocorreram em “outras lavouras”, horticultura, café e cereais, na agricultura, e em bovinos e “outros animais”, na pecuária. 

Considerando o segundo trimestre de 2023 frente ao mesmo período do ano anterior, observa-se que o crescimento da população ocupada no agronegócio foi puxado por empregados, sobretudo com carteira, evidenciando que houve aumento na formalização do emprego, e também por trabalhadores com maior nível de instrução – tendência verificada no setor desde o início da série histórica.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Brasil eleva em 381,6% as exportações de ovos em agosto

Embrapa lança ferramenta que antecipa ciclo reprodutivo de fêmeas de corte

Brasil foi eleito sede do Secretariado Mundial da Raça Angus