Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Parceria para fortalecer o comércio internacional é anunciada

BID apoiará MDIC na implementação do Novo Processo de Importação no âmbito do Programa Portal Único de Comércio Exterior
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, assinaram na segunda-feira (06), uma carta de intenções que prevê iniciativas para facilitar o comércio e promover as exportações do Brasil.

“O comércio exterior é fundamental, especialmente na nossa região das Américas. Nós precisamos aumentar a exportação e a importação. O comércio exterior é fonte de emprego, de desenvolvimento, de complementaridade econômica. E nós vamos fortalecer o Portal Único com esse recurso”, relatou Alckmin.

O BID apoiará o MDIC na implementação do Novo Processo de Importação no âmbito do Programa Portal Único de Comércio Exterior, o principal projeto de desburocratização do comércio exterior brasileiro, com investimento de 5 milhões de reais não reembolsáveis.

FOTO: REPRODUÇÃO
Ministro do MDIC e o presidente do BID assinaram uma carta de intenções (FOTO: REPRODUÇÃO)

A partir da reformulação ampla de processos com foco inicial em cinco órgãos de governo, que representam aproximadamente 85% em valor das operações, o licenciamento de importação no País, busca eliminar as burocracias ineficientes, simplificar os procedimentos, harmonizar os documentos e utilizar a tecnologia de ponta nas operações, reduzindo tempo e custo para a administração pública, e principalmente para os operadores de comércio exterior.

No eixo de promoção das exportações, o BID irá apoiar o MDIC na implementação da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), que tem como objetivo difundir a cultura exportadora e aumentar o número de micro, pequenas e médias empresas exportadoras do Brasil. Atualmente, menos de 1% das empresas brasileiras exportam seus produtos, conforme atesta estudo da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC lançado em junho de 2023.

FOTO: REPRODUÇÃO
BID apoiará MDIC na implementação do Novo Processo de Importação no âmbito do Programa Portal Único de Comércio Exterior (FOTO: REPRODUÇÃO)

“Essa parceria contribuirá para um ambiente favorável ao crescimento das empresas e abrirá novas oportunidades para a economia brasileira no cenário internacional. A expectativa é que, com esse convênio, com o BID e mais o que já está sendo feito, a gente tenha, até 2040, 130 bilhões de dólares de aumento no PIB”, destacou o ministro sobre a colaboração como estratégica para desburocratizar e impulsionar o comércio do País no exterior.

O presidente Goldfajn celebrou a iniciativa como um passo importante de apoio do BID e relatou que “é difícil exportar quando você é pequeno. Então, temos que ajudar nisso, porque uma vez que você exporta com pequenas e médias empresas, você diversifica. E a diversificação gera produtividade e recursos”.

Fonte: MDIC, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária