in

Para potencializar avicultura, auditora defende ação integrada

Tais Oltramari destaca relação entre MAPA, Estados, Municípios e setor privado

WhatsApp Image 2021 12 01 at 21.10.54
REPRODUÇÃO

A presidente do Coesa RS e Auditora Fiscal Federal Agropecuária do SISA/DDA/SFA – RS, Tais Oltramari Bernasque, defendeu a importância de um trabalho conjunto entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Estados, Municípios e setor privado para a manutenção do status sanitário privilegiado da avicultura brasileira durante apresentação na 3ª Conbrasul Ovos (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos). Evento ocorreu em Gramado (RS). 

“Estou muito feliz em perceber o quanto o setor está maduro no que diz respeito a importância da sanidade animal, porque ela é um dos atributos que eleva a avicultura nacional ao patamar de primeiros lugares no ranking mundial”, destacou a profissional, lembrando que o País é o 3º maior produtor mundial de carne de frango, atrás dos Estados Unidos e da China, além de ser o maior exportador mundial de carne de frango, 2o maior na exportação de perus e com uma produção de ovos de mais de 50 milhões. “É um potencial econômico e um potencial social. Durante a pandemia de Covid-19 tivemos mais de 20 mil empregos relacionados a avicultura e a suinocultura. A avicultura é um patrimônio nacional e nós temos que zelar por isso”.

O presidente Executivo da Asgav e da Conbrasul Ovos, José Eduardo dos Santos, salienta o elevado nível dos debates do encontro, lembrando que o Brasil é ainda o 7o maior exportador mundial de ovos, mesmo exportando menos de 1% da produção. “Trouxemos o tema sanidade para debate justamente pelo potencial de expansão que temos. E o nosso status sanitário livre das principais enfermidades é justamente o nosso passaporte para os mais de 160 países que já importam a carne de frango brasileira”, encerrou.  

Fonte: A.I adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Confinamento de gado cresce 25,8% em 2021

Produção de soja nacional deve agregar valor

Relação entre Brasil e Rússia é motivo de comemoração

bezerro

Carrapatos podem interferir na rentabilidade da bovinocultura

ICC

ICC se posiciona entre as melhores empresas do agro