O ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, participou, na última segunda-feira (3), do lançamento do projeto “Sustentabilidade e Valorização da Cadeia de Ostras e Mariscos no Nordeste”, realizado em Itapissuma (PE). A iniciativa, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), tem como objetivo desenvolver pesquisas para o reaproveitamento de resíduos de mariscos na fabricação de fertilizantes, promovendo inovação e sustentabilidade no setor pesqueiro.
Com um investimento de R$ 10 milhões ao longo de quatro anos, o projeto piloto também visa melhorar as condições de trabalho das marisqueiras, oferecendo instalações adequadas e capacitação profissional. “A pesquisa tem o potencial de ser aplicada em todo o litoral brasileiro. Caso seja bem-sucedida, pode se transformar em um programa nacional”, afirmou André de Paula.

Além de promover práticas sustentáveis, a iniciativa visa gerar emprego, renda e inclusão social, especialmente para as marisqueiras da região, ao fortalecer o comércio local e incentivar a bioindústria marinha no Nordeste. “Este projeto posicionará o Brasil como uma referência em inovação no setor e contribuirá significativamente para o desenvolvimento econômico da região”, concluiu o ministro.
Fonte: MPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM
MPA lança a campanha “Camarão: é do Nordeste, é pra você!”
Parceria entre MPA e FAO/ONU deve impulsionar a aquicultura e o combate à fome
MPA supera meta de cessões de águas para aquicultura e impulsiona setor