Patrocinado
ARTIGO

Conteúdo

Metionina desempenha papel crucial no desenvolvimento dos animais

Carência da metionina afeta tanto o metabolismo proteico quanto antioxidante
feedfood

João Paulo Monteiro

Aminoácido essencial, a metionina desempenha papel crucial no desenvolvimento dos animais e apresenta duas funções. “Uma plástica e outra como doador de grupo metil”, detalha Alfredo Navarro de Andrade, uma das maiores autoridades em nutrição animal do País.

“O principal doador de metil do organismo é a S-adenosilmetionina (SAMe). A função plástica é a da participação na formação de proteínas. Quando se diz que a colina pode substituir parte da metionina, é na função como doador de grupo metil”.

A carência da metionina afeta tanto o metabolismo proteico quanto antioxidante; com isso, sua falta compromete o desempenho e a saúde dos animais.

Dado que a maioria dos animais não a produz em quantidades suficientes, este aminoácido é componente indispensável nas dietas, afirma Marcio Ceccantini, diretor do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA).

“Hoje, conhecemos sua presença e digestibilidade por ingrediente; e apesar da variabilidade natural, existem ferramentas atualmente que nos permitem corrigir estas variações”, discorre.

De acordo com Ceccantini, é preciso considerar que os principais ingredientes vegetais utilizados nas rações são relativamente pobres em metionina. “Portanto, a suplementação por meio de aminoácidos industriais é necessária”, confirma.

Leia, na íntegra, a reportagem “O PAPEL VITAL DA METIONINA”, na página 50 da edição de março (nº 204) da Revista FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Instituições firmam parceria em prol da sustentabilidade

Primeiro trimestre registra volume histórico no abate de bovinos

Mantiqueira analisa e projeta expectativas para o mercado de ovos

Patrocinado
Patrocinado