Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

MAPA participa de encontros preparatórios para o Fórum Innofood

Evento é o principal encontro de inovação para o setor de alimentos da Rússia
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) participou de encontros preparatórios para o Fórum Innofood, principal evento de inovação para o setor de alimentos da Rússia, no último final de semana (07 e 08 de outubro). Os representantes da pasta se reuniram com integrantes do Ministério da Indústria e Comércio da Federação da Rússia e de instituições privadas.

Os dois países demonstraram interesse em estreitar as relações comerciais e explorar as oportunidades de investimento e cooperação no setor agrícola, reforçando o compromisso bilateral na reunião com o Vice-Ministro, Mikhail Yurin, e a Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do MAPA, Renata Miranda.

As políticas públicas para o desenvolvimento de bioinsumos e recuperação de pastagens degradadas foram apresentadas na situação e o país demonstrou interesse no programa brasileiro de biodiesel e relatou que pretende se preparar para o fim dos combustíveis fósseis.

O agronegócio brasileiro exportou de janeiro a agosto de 2023, 949 milhões de dólares para a Rússia, com destaque para a soja em 57%, seguida de carnes com 20%, café em 10%, amendoim com 8% e por último o açúcar em 4%.

Entre as instituições russas presentes, o grupo produtor de alimentos EFKO e a empresa de fertilizantes Uralchem, apresentaram seus trabalhos, mencionando as especificidades e diferenças das produções agrícolas de cada um dos países, e a liderança brasileira no setor de carnes e no desenvolvimento de alimentos de base vegetal, além da difusão dos bioinsumos.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária