in

Mantiqueira incorpora projeto de preservação de nascentes

Projeto do Grupo está focado na preservação das nascentes do Rio Verde

O Grupo Mantiqueira anunciou a participação em um projeto que irá proteger e conservar 33 nascentes do Rio Verde, localizado em Itanhandu (MG).  Além da cooperação técnica com o projeto desde o seu início, o Grupo Mantiqueira torna-se também o apoiador do Projeto “Produtor de Água”, para preservar as nascentes dos riachos contribuintes do Rio.

A empresa é, até o momento, a única instituição privada a participar do projeto, onde o grupo tem uma de suas principais unidades produtoras, ficando encarregada da elaboração do diagnóstico da bacia hidrográfica, das ações de cercamento e proteção das nascentes, estimado em mais de 60 km de cerca, da criação de barraginhas nas estradas para controlar o fluxo das águas pluviais evitando erosões e assoreamento do rio, bem como criação de áreas para sombreamento das criações de gado e proteção de reservas florestais, habitat da fauna nativa, além da recuperação de áreas com erosão já existentes.

“O Grupo Mantiqueira participa desde o início do Projeto “Produtor de Água” e percebendo a falta de recursos para a continuidade do programa, acaba de tomar para si os custos. É fundamental a participação da iniciativa privada na preservação do meio ambiente e no impacto nas comunidades locais. É preciso também conscientizar os ocupantes da bacia da necessidade de uma recuperação e manutenção dos recursos hídricos, tão necessários para a economia do município”, explica Leandro Pinto, presidente do Grupo Mantiqueira.

O programa Produtor de Água de Itanhandu nasceu em 2014, fruto da iniciativa de agentes da sociedade e do setor público, e vem desenvolvendo a recuperação ambiental dos recursos hídricos do município. O projeto é voltado para o estudo e a recuperação da bacia hidrográfica do Alto Rio Verde, no município de Itanhandu.

Fonte: A.I.

Embrapa e Itaipu fazem projeto conjunto para a piscicultura

Tripanosomose gera prejuízos para a pecuária